UMA BREVE REFLEXÃO ACERCA DAS CONTINUIDADES SISTÊMICAS QUE INTEGRAM OS PROCESSOS REVERSOS DA LOGÍSTICA CONTEMPORÂNEA
Resumo
As implicações sociais que envolvem o uso, acesso e distribuição dos produtos na contemporaneidade, retratam de forma direta um modelo insustentável de sociedade que prevaleceu com maior intensidade principalmente após a segunda metade do século XX. Este cenário tem sido marcado pelo imediatismo consumista e o desinteresse as atrocidades socioambientais que os processos produtivos decorrentes deste padrão industrial ocasionam na qualidade de vida no planeta. Assim, na presente proposta analítica, está em reflexão um breve apanhado bibliográfico acerca das novas tendências logísticas ocorridas na última virada de século, pois ciente das potencialidades finitas da natureza é uma irresponsabilidade sem precedentes a sociedade continuar a pensar um modo de produção desconexo com as dimensões extra-empresariais. Desta feita, a logística reversa como tendência e necessidade das organizações contemporâneas, instrui um esforço conjunto que envolve tanto os setores privados como os públicos no sentido de superar a ultrapassada noção de focar no lucro empresarial, ou seja, é chegado um tempo em que o produto e o cliente exercem um protagonismo fundamental neste processo, pois a sustentabilidade empresarial não depende mais apenas do superávit financeiro, mas também de seu reconhecimento e atuação socioambiental a montante e a jusante seus processos produtivos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
- Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela PRODUÇÃO ACADÊMICA em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
- Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
- Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
- Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
- Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
- Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
- A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
- Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.