EDUCAÇÃO INFORMAL EM POVOADO NA TESSITURA DA VIDA COTIDIANA

Autores

  • Elzimar Pereira Ferraz Nascimento Universidade Federal de Goiás (UFG) Câmpus de Goiânia
  • Regina Célia Padovan Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus de Porto Nacional
  • Marta de Souza Vieira Universidade Federal do Tocantins (UFT) Campus de Araguaína

Resumo

RESUMO

O objetivo deste artigo é abordar sobre a prática educativa informal no povoado Araçulândia, localizado no município de Wanderlândia, estado do Tocantins. Ela se estabelece de diferentes maneiras nas relações entre os sujeitos e grupos ali constituídos. Para obtenção dos dados foi utilizado entrevistas com quatro famílias de três gerações, sendo quatro pessoas de cada geração. Para uma melhor compreensão dos dados usamos como referência a teoria de Durkheim (2011) sobre elementos da educação, através de cinco categorias de análise consistindo em: Tradição Coletiva; Religião; Divisão social; Relação Rural e Urbano e Costumes, considerando os significados que os sujeitos atribuem às suas vidas e suas relações sociais.

 

Palavras-chave: Educação, Sujeitos, Relação Familiar.

 

ABSTRACT

The objective of this paper is to view the informal educational practice in the village Araçulândia, located in the municipality of Wanderlândia, Tocantins state. It is established in different ways in the relations between individuals and groups made there. To obtain the data was used interviews with four families of three generations, four people from each generation. For a better understanding of the data was used reference the theory of Durkheim (2011) on elements of education through five categories of analysis consisting of: Tradition Collective; Religion; social division; Rural and Urban and Customs relationship, considering the meanings that individuals attach to their lives and their social relationships.

 

Keywords: Education, Subject, Family Relations.

Biografia do Autor

Elzimar Pereira Ferraz Nascimento, Universidade Federal de Goiás (UFG) Câmpus de Goiânia

Doutora em Educação. Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG) Câmpus de Goiânia

Regina Célia Padovan, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus de Porto Nacional

Doutora em Educação. Professora do curso de História da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus de Porto Nacional

Marta de Souza Vieira, Universidade Federal do Tocantins (UFT) Campus de Araguaína

Graduada em Gestão de Cooperativas. Universidade Federal do Tocantins (UFT) Campus de Araguaína

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Publicado

2016-11-29

Como Citar

Nascimento, E. P. F., Padovan, R. C., & Vieira, M. de S. (2016). EDUCAÇÃO INFORMAL EM POVOADO NA TESSITURA DA VIDA COTIDIANA. PRODUÇÃO ACADÊMICA, 2(1), 87–100. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/producaoacademica/article/view/2964

Edição

Seção

Artigos