EDUCAÇÃO INFORMAL EM POVOADO NA TESSITURA DA VIDA COTIDIANA
Resumo
RESUMO
O objetivo deste artigo é abordar sobre a prática educativa informal no povoado Araçulândia, localizado no município de Wanderlândia, estado do Tocantins. Ela se estabelece de diferentes maneiras nas relações entre os sujeitos e grupos ali constituídos. Para obtenção dos dados foi utilizado entrevistas com quatro famílias de três gerações, sendo quatro pessoas de cada geração. Para uma melhor compreensão dos dados usamos como referência a teoria de Durkheim (2011) sobre elementos da educação, através de cinco categorias de análise consistindo em: Tradição Coletiva; Religião; Divisão social; Relação Rural e Urbano e Costumes, considerando os significados que os sujeitos atribuem às suas vidas e suas relações sociais.
Palavras-chave: Educação, Sujeitos, Relação Familiar.
ABSTRACT
The objective of this paper is to view the informal educational practice in the village Araçulândia, located in the municipality of Wanderlândia, Tocantins state. It is established in different ways in the relations between individuals and groups made there. To obtain the data was used interviews with four families of three generations, four people from each generation. For a better understanding of the data was used reference the theory of Durkheim (2011) on elements of education through five categories of analysis consisting of: Tradition Collective; Religion; social division; Rural and Urban and Customs relationship, considering the meanings that individuals attach to their lives and their social relationships.
Keywords: Education, Subject, Family Relations.
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