O PROGRAMA TERRITORIOS DA CIDADANIA E AS DIMENSÕES CONCEITUAIS DE POLÍTICA PÚBLICA INTEGRADA: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Rafael Moraes Reis Universidade de Brasília (UNB)

Palavras-chave:

Política Pública Integrada. Dimensões conceituais. ProgramaTerritórios da Cidadania.

Resumo

O objetivo deste estudo empírico-bibliográfico é analisar as relações entre as dimensões conceituais de política pública integrada e os aspectos estruturantes do Programa Territórios da Cidadania (PTC). Para isso, o objetivo foi dividido em três momentos específicos: construção das dimensões conceituais, identificação dos aspectos estruturantes e por fim a análise da relação entre essas duas variáveis. Percebeu-se que o PTC não caminhou para um enquadramento completo no que diz respeito ao conceito de política pública integrada.

Biografia do Autor

Rafael Moraes Reis, Universidade de Brasília (UNB)

Pesquisador da Rede Clima, sub-rede Mudanças Climáticas, bacharel em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade de Brasília (UNB).

Referências

ABRUCIO, Fernando Luiz. A coordenação federativa no Brasil:a experiência do período FHC e os desafios do governo Lula. Revista de Sociologia e Política, n. 24, jun. 2005.

BRANDALISE, Maria de Fátima. PARTICIPAÇÃO, TERRITÓRIO E CIDADANIA: um olhar sobre a política de desenvolvimento territorial no Brasil, UFPE, RECIFE. 2014.

BRASIL, ENAP. Guia de Políticas Públicas: gerenciando processos. Brasília, 2014.

BRASIL. Decreto de 25 de fevereiro de 2008.Institui o Programa Territórios da Cidadania e dá outras providências. Diário Oficial [da] Republica Federativa do Brasil. Brasília, DF, v. 132, n. 152, p. 12037, 26 fev., 2008. Seção 1

BRASIL. Portal da Cidadania: Integração de políticas públicas para reduzir as desigualdades. , 2014. Disponível em: <http://www.territoriosdacidadania.gov.br/dotlrn/clubs/territriosrurais/p>. Acesso em: 10 jun. 2012

BUTTO, A.; BEMERGUY, E.,A Cidadania nos Territórios: o olhar da Coordenação Executiva do Programa Territórios da Cidadania sobre o Estado e as mudanças na Agenda de Desenvolvimento Nacional, PARTICIPAÇÃO, TERRITÓRIO E CIDADANIA: um olhar sobre a política de desenvolvimento territorial no Brasil, UFPE, RECIFE. 2014.

Florianópolis, v. 15, n. 1, p. 45-57, 2002

EUZÉBIO, Luiz. Resgate – Articulação Integrada. Sociologias, Porto Alegre, ano 6, edição 48, 2009: 20-45.

FRITZEN, Scott. Guia de Políticas Públicas: Gerenciando processos. Tradução autorizada da edição em inglês publicada pela Routledge, membro da Taylor & Francis Group. ANAP. 2014.

MDA. Referências para uma Estratégia de Desenvolvimento Rural Sustentável no Brasil. Série Documentos. Brasília, 2003.

RAMESH, M. Guia de Políticas Públicas: Gerenciando processos. Tradução autorizada da edição em inglês publicada pela Routledge, membro da Taylor & Francis Group. ANAP. 2014.

Downloads

Publicado

2016-03-31

Como Citar

Reis, R. M. (2016). O PROGRAMA TERRITORIOS DA CIDADANIA E AS DIMENSÕES CONCEITUAIS DE POLÍTICA PÚBLICA INTEGRADA: UMA REVISÃO DE LITERATURA. PRODUÇÃO ACADÊMICA, 1(2). Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/producaoacademica/article/view/2000