CONHECENDO A RESTINGA DO PARQUE ESTADUAL DA SERRA DO TABULEIRO: A EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS E A PRODUÇÃO DE UM GUIA ETNOBOTÂNICO

Autores

  • ANA CAROLINA SCHUHLI Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC
  • ISADORA DE HARO THOMÉ Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC
  • ANA PAULA NUNES CHAVES Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC

DOI:

https://doi.org/10.20873/revprodacad.v8i01.15050

Resumo

O presente artigo tem por finalidade apresentar as experiências vivenciadas durante o Estágio Curricular Supervisionado em Geografia III, da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), por meio da elaboração de um guia etnobotânico, material didático proposto como atividade avaliativa da disciplina de estágio realizado no semestre 2022.01. O curso de Geografia da UDESC permite que as vivências de estágio ocorram tanto em espaços formais quanto em espaços não formais de educação e tem parceria como campo de estágio com a unidade de conservação de proteção integral, o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro (PAEST), como um espaço possível para que a educação geográfica possa acontecer. O PAEST representa a maior unidade de conservação do estado de Santa Catarina, está totalmente inserido no bioma da Mata Atlântica e sua rica biodiversidade de espaços dá a ele visibilidade para ações educativas. Um desses espaços é a Restinga, ecossistema  que foi estudado para a seleção de espécies significativas para compor  o guia botânico, o qual explorou tanto o ambiente onde a espécie se distribui, como a sua relevância natural e sociocultural

Biografia do Autor

ANA CAROLINA SCHUHLI, Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC

Acadêmica do curso de Geografia da Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC).

ISADORA DE HARO THOMÉ, Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC

Acadêmica do curso de Geografia da Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC. Bolsista do
Programa de Extensão Expedições Geográficas.

ANA PAULA NUNES CHAVES, Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC

Professora do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-graduação em Educação.Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC.

 

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Publicado

2022-10-21

Como Citar

CAROLINA SCHUHLI, A., DE HARO THOMÉ, I., & NUNES CHAVES, A. P. (2022). CONHECENDO A RESTINGA DO PARQUE ESTADUAL DA SERRA DO TABULEIRO: A EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS E A PRODUÇÃO DE UM GUIA ETNOBOTÂNICO. PRODUÇÃO ACADÊMICA, 8(01), 57–68. https://doi.org/10.20873/revprodacad.v8i01.15050