TRANSFORMAÇÕES ECONÔMICAS E DEMOGRÁFICAS DO MUNICÍPIO DE ASSIS CHATEAUBRIAND, PR (1966-2016)
Resumo
O estado do Paraná é uma das unidades da federação mais industrializadas do Brasil, no entanto, o desenvolvimento do setor secundário da sua economia aconteceu de modo desigual. Ao mesmo tempo em que algumas cidades se industrializaram e são detentoras de índices econômicos expressivos, como alto Produto Interno Bruto e elevada renda per capita, outros municípios não conseguiram aderir ao processo de industrialização, permanecendo essencialmente agrícolas, como é o caso de Assis Chateaubriand, localizado no Oeste do estado. Deste modo, este artigo objetiva analisar o processo de formação e as transformações econômicas e demográficas do município de Assis Chateaubriand, entre 1966 e 2016, e compreender os motivos que levaram a cidade a apresentar as características mencionadas. Para tanto, balizou-se em três teorias do desenvolvimento econômico, no caso a clássica, a schumpeteriana e a marxista. Entre elas, a que mais se aproxima do caso específico de Assis Chateaubriand é a schumpeteriana.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
- Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela PRODUÇÃO ACADÊMICA em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
- Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
- Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
- Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
- Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
- Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
- A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
- Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.