CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE GEOGRAFIA E PRÁTICA DE ENSINO
Resumo
A preocupação essencial deste artigo é refletir sobre conceitos fundamentais de Geografia e prática de ensino. Neste sentido, apreender a dinâmica da relação da sociedade com a natureza e homem entre si materializada na paisagem, região e território constitui boa parte das ferramentas essenciais para a prática pedagógica dessa ciência. Resta também inserir, no contexto, o termo processo para não incorrer em interpretações estáticas, dadas e/ou naturalizadas, mas sim um processo, enquanto algo em movimento no espaço tempo. Situa-se como base importante neste trabalho a pesquisa bibliográfica em CAVALCANTI (2010), DAMIANE (2011), LIBÂNEO (2009), SANTOS (2008), RAFFESTIN (1983) entre outros, na intenção de situar o papel do educador/mediador entre o conhecimento do senso comum, trazido pelo educando, e o conhecimento conceitual ou sistematizado. Conclui-se a necessidade do rompimento com o conhecimento compartimentado sem relação com a vida prática dos aprendentes em um mundo cada vez mais interconectado.
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