Visão e verdade

Autores

  • André Vinicius Lira Costa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Tocantins (IFTO) campus Palmas

Palavras-chave:

Ensaio sobre a cegueira, José Saramago, Visão, Verdade, Hermenêutica.

Resumo

Resumo

Este trabalho discute as noções de visão e verdade a partir do romance Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago. Para tal, mantém-se numa preocupação hermenêutica, compreendendo que as partes da obra de arte constroem sentidos copertinentes ao seu todo – este, por sua vez, é incompreensível fora de suas partes. Elucidando alguns personagens e episódios, encaminhamos, portanto, a elaboração poética de toda a obra; isso não exaure, contudo, suas possibilidades de interpretação. Ao desvelar outras vistas para a cegueira e cegueiras para a vista, Ensaio sobre a cegueira remete-se indiretamente à obra platônica e ao seu legado à nossa cultura, ainda que não seja uma obra de filosofia, nem se preocupa com a discussão e elaboração conceitual. Argumentamos como o romance desconstrói o privilégio ocidental dado à visão, mostrando a falibilidade da verdade como princípio norteador da existência humana. Alinhando-se ao autêntico horizonte da obra de arte, que é o de operar, mostrar, manifestar sentido – e daí abrir a possibilidade para qualquer conhecimento e representação –, a obra saramagueana dialoga com questões essenciais sem fazer concessões a contextos ou conjunturas específicas, isto é, sem restringir a obra a uma região ou época; não deixa, por outro lado, de cuidar e pensar nos envios e destinos históricos do ser humano. Ensaio também articula um sentido ético na cegueira, pois esta surge, em um de seus sentidos, como o horizonte em que os seres humanos vislumbram seu mistério, que é comum, compartilhado.

 

Biografia do Autor

André Vinicius Lira Costa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Tocantins (IFTO) campus Palmas

Professor EBTT de Língua Portuguesa no IFTO (2014). Doutorando em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (HCTE/UFRJ). É Mestre em Poética pela Letras/UFRJ (2012). Concluiu a Graduação em Letras/Português-Literaturas pela mesma instituição em 2008, e a Licenciatura em 2013. Cursou parcialmente o Doutorado em Memória Social pela UNIRIO em 2013. Tem experiência na área de Letras e de Filosofia, com ênfase em Poética e Teoria Literária. Desenvolve sua pesquisa de cunho hermenêutico e poético-ontológico em torno das questões da morte, da técnica e da cibernética. Faz parte do NIEP (Núcleo Interdisciplinar de Estudos de Poética).

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Publicado

2016-03-12

Como Citar

Lira Costa, A. V. (2016). Visão e verdade. Porto Das Letras, 1(1), p. 24 – 35. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/1881

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