Análise da conversação digital nos chats de publicações
Palavras-chave:
Análise da Conversação, Comunicação Digital, Linguagem Digital, Redes Sociais, Processos ConversacionaisResumo
A comunicação é o principal objetivo da linguagem humana e com o tempo vem ganhando diversas roupagens. A Análise da Conversação (AC) ajuda a compreender essas novas manifestações comunicativas, como, por exemplo, nas redes sociais. Nesse meio de comunicação os interactantes tendem a se relacionar com outros interactantes que possuem interesses em comum, logo, formam uma serie de atos conversacionais que dialogam num mesmo aparato social. Para as análises serão utilizados conceitos e métodos adotados por Marcuschi (2003), Dionísio (2004) e Modesto (2011). Com a análise do corpus escolhido serão postuladas novas reflexões sobre os estudos da AC.
Referências
DIONÍSIO, Ângela Paiva. Análise da Conversação. In: MUSSALIM, Anna Christina Bentes (orgs.). Introdução à linguística: domínios e fronteiras. 4. ed. - São Paulo: Cortez, 2004.
FARACO, C. A percepção da mudança. In: Linguística Histórica: uma introdução ao estudo da história das línguas. Ática: São Paulo, 1991.
HILGERT, José Gaston. A construção do texto “falado” por escrito na Internet. In: Dino Preti (org.). Fala e escrita em questão. São Paulo: Humanitas / FFLCH / USP, 2000.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Análise da conversação. 5º ed. São Paulo: Ática, 2003.
MODESTO, Artarxerxes T.T. PROCESSOS INTERACIONAIS NA INTERNET: Análise da Conversação Digital. USP. São Paulo, 2011, p. 83-112.
TARALLO, Fernando. A pesquisa socio-linguística. 6° ed. São Paulo: Ática, 1999.
RECUERO, Raquel. A Conversação em Rede: A Comunicação Mediada pelo Computador e as Redes Sociais na Internet. Porto Alegre: Sulina, 2012.
Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir).