O percurso gerativo de sentido em Mafalda

uma análise semiótica

Autores

  • Paula Ramos Ghiraldelli Universidade Federal do Tocantins
  • Thiago Barbosa Soares Universidade Federal do Tocantins

Palavras-chave:

Semiótica; Percurso Gerativo do Sentido; Texto; Sociedade; Mafalda.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo realizar uma análise de uma tira em quadrinho da Mafalda, de Quino, sob a perspectiva da semiótica greimasiana, de modo estabelecer uma maior compreensão do texto e dos sentidos engendrados em sua constituição. A escolha do corpus deu-se devido à universalidade do objeto, sendo este amplamente conhecido e à sua temática, contemporânea, que pode ser destrinchada e discutida a partir da aplicação do Percurso Gerativo do Sentido, à medida que os valores fundamentais, estrutura e encadeamento de transformações na narrativa, seus mecanismos de projeção, bem como sua manifestação temática e figurativa, geram efeitos de sentido de humor e crítica a certos padrões perpetuados na sociedade. Assim, o objeto se mostra rico para a análise semiótica, embora tenha apenas quatro quadros, é possível depreender de sua composição a concepção de valores na complexidade social.

Biografia do Autor

Paula Ramos Ghiraldelli, Universidade Federal do Tocantins

Paula Ramos Ghiraldelli é graduanda em Letras com habilitação em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Tocantins.

Thiago Barbosa Soares, Universidade Federal do Tocantins

Thiago Barbosa Soares possui graduação em Letras, português/inglês, pela Universidade do Vale do Sapucaí (2009), em Psicologia pela Universidade Paulista (2014) e em Filosofia pela Universidade de Franca (2014), especialização em Estudos Literários pela Faculdade Comunitária de Campinas (2013), mestrado em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (2015) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (2018). É membro pesquisador do Laboratório de Estudos do Discurso (LABOR-UFSCar) e do Grupo de Estudos em Análise do discurso e História das ideias linguísticas (VOX-UFSCar). É professor nos cursos de graduação em Letras e de pós-graduação stricto sensu em Letras da Universidade Federal do Tocantins no campus de Porto Nacional.

Referências

BARROS, Diana Luz Pessoa de. Sintaxe narrativa. In: OLIVEIRA, A. C, LANDOWSKI, E. (org.) Do inteligível ao sensível. Em torno da obra de Algirdas Julien Greimas. São Paulo: Educ, 1995. p. 81-97.
BARROS, Diana Luz Pessoa. Teoria semiótica do texto. São Paulo: Ática, 1997.
FIORIN, José. Luís. Elementos de análise do discurso. 15 ed. São Paulo: Contexto, 2018.
FIORIN, José. Luís. Modalização: da língua ao discurso. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/alfa/article/viewFile/4204/3799. Acesso em: 08 de dezembro de 2019.
GREIMAS, Algirdas Julius; COUTÉS, Joseph. Dicionário de semiótica. Trad. Alceu Dias Lima et al. São Paulo: Editora Cultrix, 1989.
HJELMSLEV, Louis. Prolegômenos a uma teoria da linguagem. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 2003.
RAMOS, Paulo. A leitura dos quadrinhos. São Paulo: Contexto, 2010.
SOARES, Thiago Barbosa. Percursos Linguísticos: conceitos, críticas e apontamentos. Campinas, SP: Pontes Editores, 2018.
SOARES, Thiago Barbosa. A Semiótica Do Herói: A Conflagração Do Caminho Ascendente De Son Goku. In. Porto das Letras, Vol. 06, Nº especial. 2020. p. 113-128.

Downloads

Publicado

2021-02-07

Como Citar

Ramos Ghiraldelli, P., & Barbosa Soares, T. (2021). O percurso gerativo de sentido em Mafalda: uma análise semiótica. Porto Das Letras, 7(1), 183–200. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/11209