A história serial como método para a história dos conhecimentos linguísticos

Autores

  • Bruna Polachini Dra. pela USP

Resumo

Resumo: Neste artigo, proponho a utilização do método da história serial para realizar estudos de história dos conhecimentos linguísticos, sobretudo os de longa duração. Apresento brevemente a metodologia da história serial, abordando suas exigências metodológicas e as mudanças que promoveu na visão de história. Em seguida, apresento um estudo de caso, em que utilizo essa metodologia na história dos conhecimentos linguísticos, mais especificamente na história panorâmica da gramática de língua portuguesa produzida no Brasil no século XIX, comparando brevemente a história que já se tinha a respeito desse objeto por meio de fontes secundárias e os detalhes obtidos por meio da metodologia da história serial.

Palavras-chave: História serial; história do conhecimento linguístico; gramática brasileira; século XIX.

Referências

BARROS, J. “A história serial e história quantitativa no movimento dos Annales”. História Revista, v. 17, n.1. 2012. p. 203-222.
CAVALIERE, R.“Uma proposta de periodização dos estudos linguísticos no Brasil”. Alfa. v. 45, 2001, p. 49-69.
CHARTIER, R. A história cultural entre práticas e representações. Trad. de Maria Manuela Galhardo. Lisboa: Difusão Editora, 1988.
ELIA, S. “Os Estudos Filológicos no Brasil” In: Ensaios de Filologia e Linguística. 2ª ed. Rio de Janeiro: Grifo, 1975, pp. 117-176.
KEMMLER, R. “A primeira gramática da língua portuguesa impressa no Brasil: a Arte de grammatica portugueza (1816) de Inácio Felizardo Fortes.” Revista Confluência, v. 45, 2013, p. 61-82.
MACIEL, M. “Breve retrospecto sobre o ensino da língua portuguesa” In: _______. Grammatica Descriptiva baseada nas doutrinas modernas. 7a ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1918.
NASCENTES, A. “A filologia portuguesa no Brasil (esboço histórico)” In: _____. Estudos Filologicos. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1939. p. 21-45.
PARREIRA, A. Contribución a la historia de la gramática brasileña del siglo XIX. Tesis Doctoral. Universidad de Salamanca. Faculdade de Filología. Julio de 2011.
POLACHINI. B. “O tratamento da sintaxe em gramáticas brasileiras do português do século XIX: estudo historiográfico.” Dissertação de Mestrado. FFLCH/USP. 2013.
POLACHINI. B. “Uma história serial e conceitual da gramática brasileira oitocentista de língua portuguesa” Tese de Doutorado. FFLCH/USP. 2018.

Downloads

Publicado

2020-11-17

Como Citar

Polachini, B. (2020). A história serial como método para a história dos conhecimentos linguísticos. Porto Das Letras, 6(5), 55–86. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/10189

Edição

Seção

História das Ideias Linguísticas