Biopolítica e economia
Interlocuções com Foucault e Agamben
DOI:
https://doi.org/10.20873/rpv3n1-34Palavras-chave:
agamben. Foucault.Resumo
O presente artigo tem como objetivo realizar uma leitura do modo como a biopolítica, em autores como Foucault e Agamben, reflete sobre a economia em sua constituição contemporânea, desde a sua formação moderna, numa ordem que é liberal e capitalista. Em um primeiro momento, busca-se apresentar uma contextualização, indicando a relação entre Mercado e Estado no mundo moderno, destacando alguns destes aspectos fundamentais. Em seguida, almeja-se refletir e expor a relação entre a biopolítica e economia, privilegiando aquilo que Foucault realizou em Nascimento da Biopolítica e, logo depois, apresentar as percepções de Agamben sobre o capitalismo, destacando o livro O Reino e a Glória. Não se propondo uma reflexão fechada, busca-se apresentar as reflexões dos autores, marcada pela leitura biopolítica, sobre a hegemonia do econômico na contemporaneidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam com esta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos concedidos à revista ou o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado à Atribuição de Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento de trabalhos com reconhecimento de autoria e publicação inical nesta revista.
2. Autores têm permissão para aceitar contratos, distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicarem em repositório institucional ou como capítulo de livro) com reconhecimento de autoria e de publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho on-line (por exemplo, em repositório institucional ou em sua página pessoal) com as devidas referências à revista.