A Classificação dos projetos e teorias da verdade e o lugar da teoria da correspondência e do pragmatismo
DOI:
https://doi.org/10.20873/rpv2n2-26Resumo
A proposta geral do presente artigo é a de verificar os vários projetos da verdade, nos quais se inserem as teorias da verdade, a fim de se estabelecer uma apresentação panorâmica dos mesmos. Entretanto, seu objetivo principal é o de chamar a atenção para o tema “teorias da verdade”, e para o problema intrínseco a elas, que é o da falta de unanimidade de respostas à pergunta “o que é a verdade”? Para tal, propôs-se uma apresentação panorâmica de tais teorias, incluídas em seus projetos, para, ao final, apresentar a teoria da verdade como correspondência e a questão do pragmatismo e verdade, como sendo aquelas teorias que compõem o lugar-comum das teorias da verdade na história da lógica – pela recorrência dos seus usos e pelas calorosas discussões em torno delas. Espera-se que o artigo sirva como uma boa introdução ao estudo e aprofundamento de um tema atual, que é a questão da verdade, numa época em que se expande e consolida a noção de pós-verdade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam com esta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos concedidos à revista ou o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado à Atribuição de Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento de trabalhos com reconhecimento de autoria e publicação inical nesta revista.
2. Autores têm permissão para aceitar contratos, distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicarem em repositório institucional ou como capítulo de livro) com reconhecimento de autoria e de publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho on-line (por exemplo, em repositório institucional ou em sua página pessoal) com as devidas referências à revista.