Explicating structural realism in the framework of the structuralist metatheory
DOI:
https://doi.org/10.20873/rpv3n2-43Resumo
Uma forma de realismo estrutural afirma que, quando nossas teorias mudam, o que sempre é retido é seu conteúdo estrutural e que há continuidade estrutural entre nossas teorias, mesmo com a mudança radical da teoria. Em primeiro lugar, apresento e discuto o realismo estrutural, com foco no realismo estrutural e na teoria da mudança. Depois, vou considerar algumas críticas ao realismo estrutural. Para abordá-las, introduzo o quadro da chamada metateoria estruturalista e faço alusão à noção de redução, argumentando que esta noção fornece a elucidação formal da noção de continuidade estrutural. Isto visa obter uma noção precisa de continuidade da estrutura, que é central para o realismo estrutural e para a compreensão da mudança teórica. Neste sentido, proponho uma nova forma de formular o realismo estrutural num quadro formal apropriado, nomeadamente, o quadro da metateoria estruturalista.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam com esta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos concedidos à revista ou o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado à Atribuição de Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento de trabalhos com reconhecimento de autoria e publicação inical nesta revista.
2. Autores têm permissão para aceitar contratos, distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicarem em repositório institucional ou como capítulo de livro) com reconhecimento de autoria e de publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho on-line (por exemplo, em repositório institucional ou em sua página pessoal) com as devidas referências à revista.