Leyes, modelos y teorías en biología
Una interpretación unificadora
DOI:
https://doi.org/10.20873/rpv3n2-40Resumo
Três conceitos metacientíficos sujeitos a análise filosófica são lei, modelo e teoria. O objetivo deste artigo é apresentar a elucidação desses conceitos e suas relações, realizada no âmbito do Estruturalismo Metateórico ou Sneediano (BALZER; MOULINES & SNEED, 1987), e sua aplicação a um caso no campo da Biologia: a Genética Clássica. A análise realizada permitirá basear, contra o que mantêm alguns filósofos da ciência em geral e da biologia em particular, as seguintes afirmações: a) que existem “leis” nas ciências biológicas, b) que muitos dos “modelos” heterogêneos e diferentes da Biologia podem ser acomodados sob alguma “teoria” e c) que é precisamente isto que dá às teorias biológicas seu grande poder unificador.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam com esta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos concedidos à revista ou o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado à Atribuição de Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento de trabalhos com reconhecimento de autoria e publicação inical nesta revista.
2. Autores têm permissão para aceitar contratos, distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicarem em repositório institucional ou como capítulo de livro) com reconhecimento de autoria e de publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho on-line (por exemplo, em repositório institucional ou em sua página pessoal) com as devidas referências à revista.