Sobre a possibilidade de uma terapia para a cultura

Autores

  • Edson Siquara Souza UFOP/IFAC

DOI:

https://doi.org/10.20873/rpv4n1-54

Resumo

No O Mal-Estar da Civilização Freud deixa em aberto uma pergunta sobre a possibilidade de a cultura ser, ela própria, neurótica[1], e neste sentido, se não seria pertinente um tratamento para a cultura; mas a psicanálise surge para curar o indivíduo, que poderia, então, ser considerado saudável, mas tendo que se adaptar a uma cultura doente. Neste artigo tento identificar em Freud e Schiller as possibilidades de uma terapia para a cultura.

 

[1] “Se a evolução cultural tem tamanha similitude com a do indivíduo e trabalha com os mesmos recursos, não seria justificado o diagnóstico de que muitas culturas – ou épocas culturais, ou possivelmente toda a humanidade – tornaram-se ‘neuróticas’ por influência dos esforços culturais?” (2010, p.119/120)

Biografia do Autor

Edson Siquara Souza, UFOP/IFAC

Engenheiro Eletrônico (CEFET-RJ), Técnico em Eletrônica (EAPAC-RJ), Analista de Sistemas (PUC-RJ)

Graduação em Filosofia (Claretiano - Batatais), Graduação em Filosofia (Oxford - UK), Pós Graduação em Filosofia (Claretiano - Batatais)

Mestrado em Filosofia (UFOP/IFAC - defesa em 02/2019)

MBA UFRJ-COPPEAD em Finanças, MBA IBMEC-RJ em Telecom, MBA FDC-MG, Post MBA Kellogg-USA

Formação em Psicanálise CPMG-BH

Publicado

2019-05-10

Como Citar

Souza, E. S. (2019). Sobre a possibilidade de uma terapia para a cultura. Perspectivas, 4(1), 63–71. https://doi.org/10.20873/rpv4n1-54

Edição

Seção

Artigos