Plutarco - Da virtude e do vício
DOI:
https://doi.org/10.20873/rpv1n2-14Resumo
Περὶ ἀρετῆς καὶ κακίας, ou De virtute et vitio, é o primeiro tratado listado no Catálogo de Máximo Planudes, sem qualquer referência no de Lâmprias. Tal como é característico ao corpo de tratados plutarquianos intitulado Moralia, nosso autor faz uso de narrativa pedagógica e moralizante. Em Da virtude e do vício, Plutarco exorta seu leitor/ouvinte a cultivar a virtude por meio do estudo da filosofia, instrumento necessário ao desenvolvimento do caráter. O estilo de Plutarco é de uma grande riqueza de imagens, com linguagem adornada e rítmica, que nos remete à arte retórica.
A crítica plutarquiana se destina aos que encontram a felicidade na aquisição de bens (100C), pois estes não educam as paixões e se tornam os homens escravos dos desejos, dos temores e das preocupações (101C); assim, não enxergam o vício que alimentam em suas almas (100D-E). Plutarco afirma que o caminho que leva o homem à virtude é o prazer de filosofar, porque a filosofia conduz o homem ao conhecimento do que é belo e bom (101D), além de gerar alegria e contentamento em qualquer momento da sua vida, quer na riqueza ou na pobreza (101E).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam com esta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos concedidos à revista ou o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado à Atribuição de Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento de trabalhos com reconhecimento de autoria e publicação inical nesta revista.
2. Autores têm permissão para aceitar contratos, distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicarem em repositório institucional ou como capítulo de livro) com reconhecimento de autoria e de publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho on-line (por exemplo, em repositório institucional ou em sua página pessoal) com as devidas referências à revista.