A emergência de uma Ética da Informação
DOI:
https://doi.org/10.20873/rpv7n2-57Resumo
O presente artigo tem os objetivos de caracterizar a necessidade de uma discussão ética sobre a informação e apresentar a ética da informação de Luciano Floridi como uma proposta interessante para esta demanda. Para tanto, inicio salientando a relevância da informação nos dias atuais e defino o que é informação e, seguindo os passos de Floridi, como devemos elaborar nossa compreensão da informação como uma categoria onto-epistemológica. Em seguida, levanto a urgência de uma ética da informação, seguido da apresentação da proposta de Floridi de compreender a infosfera, o domínio total da informação. Por fim, destaco o caráter de macroética de sua ética da informação em conjunto com os princípios éticos e normas morais no tratamento da infosfera, com especial atenção ao princípio de entropia como conceito correlato ao mal. O resultado é que apesar de sua ética da informação conter algumas questões contestáveis, ela é um empreendimento a ser perseguido e aprimorado a fim de mitigarmos os efeitos disruptivos negativos das TIC no presente e futuro próximo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ralph Leal Heck
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores que publicam com esta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos concedidos à revista ou o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado à Atribuição de Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento de trabalhos com reconhecimento de autoria e publicação inical nesta revista.
2. Autores têm permissão para aceitar contratos, distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicarem em repositório institucional ou como capítulo de livro) com reconhecimento de autoria e de publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho on-line (por exemplo, em repositório institucional ou em sua página pessoal) com as devidas referências à revista.