La noción de causalidad en el de Broglie de 1952
DOI:
https://doi.org/10.20873/rpv7n2-49Resumo
Este artigo comenta uma conferência de Louis de Broglie de 1952 na qual reconsidera as suas ideias iniciais sobre a mecânica qua´ntica. Defenderemos a tese de que, neste trabalho, embora faça referência ao indeterminismo, o objetivo do físico francês é presentar uma interpretação causal desta teoria e não pôr em questão o seu indeterminismo. Assim, analizaremos a noção de causalidade presentada com o objetivo de a separar do determinismo. Estrututramos a noção presentada por de Brolgie em três partes e a conexão entre elas. Para separar causalidade de determinismo utilizaremos uma definiição não restritiva desta noç4ao e presentaremos os problemas que tem a noção de causalidade utilizada por de Brolgie. Finalmente, defendermos uma interpretação das idéias de de Brolgoie mais como uma concepção filoósfica que científica e oferecemos alternativas filósoficas a ela.
Downloads
Publicado
Versões
- 2023-01-23 (3)
- 2023-01-23 (2)
- 2023-01-08 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 María de Paz
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores que publicam com esta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos concedidos à revista ou o direito de primeira publicação com o trabalho licenciado à Atribuição de Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento de trabalhos com reconhecimento de autoria e publicação inical nesta revista.
2. Autores têm permissão para aceitar contratos, distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicarem em repositório institucional ou como capítulo de livro) com reconhecimento de autoria e de publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho on-line (por exemplo, em repositório institucional ou em sua página pessoal) com as devidas referências à revista.