O Ele, os K.’s, o homem de boa vontade

Arendt, leitora de Kafka

Autores

  • Lara Rocha Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.20873/rpv6n2-12

Resumo

O presente artigo analisa a leitura de Hannah Arendt sobre os textos de Franz Kafka, o que será feito a partir do prefácio de Entre o passado e o futuro, dos ensaios Franz Kafka: uma reavaliação e O judeu como pária: uma tradição oculta, além das narrativas kafkianas Descrição de uma luta, O Processo, O Castelo e da parábola Ele, identificando tanto o que as vincula como o definhamento do humano retratado pelo escritor. Porquanto o absurdo que reveste o cenário descrito por Kafka é percebido por Arendt como um presságio dos horrores praticados pelos regimes totalitários, nossa hipótese é que discutir a leitura da autora sobre os textos kafkianos auxilia a compreensão sobre as consequências desastrosas que as relações sociais podem acarretar e a desfiguração fomentada pela burocracia como aparelho organizacional e forma de governo que normaliza os procedimentos de rotina, os massacres administrativos, a obediência cadavérica e os processos infindáveis baseados em legislações superiores, utilizados como meios de gerir indivíduos desarraigados, indistinguíveis e massificados.  

Biografia do Autor

Lara Rocha, Universidade Federal do Ceará

Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutoranda em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)

Downloads

Publicado

2021-12-30

Como Citar

Rocha, L. (2021). O Ele, os K.’s, o homem de boa vontade: Arendt, leitora de Kafka . Perspectivas, 6(2), 200–227. https://doi.org/10.20873/rpv6n2-12

Edição

Seção

Dossiê Hannah Arendt: "Pensar o que estamos fazendo"