Kant e a estética

arte como formação

Autores

  • Daniel Richardson de Carvalho Sena Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas IFAM
  • Victor Leandro Silva Universidade do Estado do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.20873/rpv6n1-92

Resumo

Resumo: Esse texto visa passar em revista aspectos do pensamento estético de Immanuel Kant, bem como debater as formas pelas quais suas teorias acerca do juízo influenciam as suas mais agudas concepções acerca do processo formativo dos sujeitos e contribuem para sua compreensão de mundo. Kant empreendeu uma profunda análise a respeito das questões relativas aos juízos estéticos, a partir dos conceitos de belo e de sublime. Assim, o que se procura delinear aqui é o percurso realizado pelo filósofo na abordagem do referido tema, ao passo que analisará as relações existentes entre sua teoria da arte e a questão do esclarecimento, eixo central do projeto filosófico kantiano.

Palavras-chave: estética, belo, sublime, arte.

Biografia do Autor

Daniel Richardson de Carvalho Sena, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas IFAM

Graduado em Filosofia pela Universidade Federal do Amazonas. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Email: daniel.sena@ifam.edu.br.

Victor Leandro Silva, Universidade do Estado do Amazonas

Graduado em Filosofia pela Universidade Federal do Amazonas. Mestre e Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia. Professor da Universidade do Estado do Amazonas. Email: viktorleandro@hotmail.com.

Downloads

Publicado

2021-07-16

Como Citar

Sena, D. R. de C., & Silva, V. L. . (2021). Kant e a estética: arte como formação. Perspectivas, 6(1), 189–203. https://doi.org/10.20873/rpv6n1-92