FATORES DE RISCO ASSOCIADOS AO SUICÍDIO NA ADOLESCÊNCIA: UM REVISÃO INTEGRATIVA NO PERÍODO DE 2004 A 2019
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2446-6492.2019v6n2p50Resumo
Introdução: O suicídio na adolescência constitui-se num importante problema de saúde pública mundial e, é desencadeado por diversos fatores socioeconômicos e culturais. Trata-se de uma doença incapacitante visto que são graves e negativos os impactos psicossociais que decorrem das tentativas de suicídio tanto para o indivíduo, quanto para seus familiares. O estudo objetiva descrever os principais fatores de risco associados ao suicídio na adolescência, presentes na literatura. Método: É um estudo de revisão integrativa realizado a partir de dados secundários obtidos, por meio de busca de artigos no período de 2004 a 2019, acessando as bases de dados Scientific Electronic Library Online (SCIELO), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Cochrane Library, Web of Science, PubMed. Resultados e discussão: A maioria dos estudos apontam que as mu¬lheres estão mais propensas à ideação suicida e os homens, à prática do ato suicida. Os principais estudos sobre o tema indicam a depressão como sendo o principal fator de gatilho que impulsiona uma mudança de ideação suicida para um intento suicida. Pesquisas sugerem que a automutilação não suicida é um preditor robusto de futuras tentativas de suicídio; no entanto, automutilação não-suicida raramente tem sido considerada dentro de uma estrutura de ideação para ação. Abuso de substâncias psicoativas e, problemas nos núcleos familiar e escolar configuram fortes preditores de comportamento suicida entre os adolescentes. Conclusão: O suicídio é um fenômeno complexo que traz consequências negativas não só para família da vítima, mas também para o meio social no qual o adolescente está inserido. As adversidades da infância (especialmente as violências físicas e abusos sexuais) são poderosos indicadores do início e persistência de comportamentos suicidas. Logo, a escola, principal local em que adolescente convive, tem papel estratégico para a promoção e proteção da saúde dos alunos em conjunto com ações governamentais de apoio à prevenção do suicídio.
Palavras-chave: autolesão não suicida; Suicídio; Tentativas de suicídio; Adolescência, fatores para suicídio.
ABSTRACT
Introduction: The suicide in the adolescence consist in an important problem of world public health, and is triggered by several socioeconomic and cultural factors. It is an incapacitating disease since the psychosocial impacts resulting from suicide attempts are serious and negative. This study aims to describe the main risk factors associated with suicide in adolescence, present in the literature. Method: This is an integrative review study based on secondary data obtained through the search of articles from 2004 to 2019, by accessing the Scientific Electronic Library Online (SCIELO), Latin American and Caribbean Literature databases Health Sciences (LILACS), Cochrane Library, Web of Science, PubMed. Results and discussion: Most studies indicate that women are more prone to suicidal ideation and men suicidal acts. Major studies on the subject indicate that depression is the main trigger factor that drives a shift from suicidal ideation to a suicidal attempt. Research suggests that non-suicidal self-mutilation is a robust predictor of future suicide attempts; however, non-suicidal self-mutilation has rarely been considered within a framework of ideation for action. Abuse of psychoactive substance and problems in the family and school nuclei are strong predictors of suicidal behavior among adolescents. Conclusion: Suicide is a complex phenomenon that has negative consequences not only for the victim’s family but also for the social environment in which the adolescent is inserted. The adversities of childhood (especially physical violence and sexual abuse) are powerful indicators of the onset and persistence of suicidal behavior. Therefore, the school, the main place where adolescents live, plays a strategic role in promoting and protecting students’ health in conjunction with government actions to support suicide prevention.
Key-words: non suicide self-injury; Suicide; Suicide attempts; Adolescence, factors for suicide.
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