SÍNDROME DE GUILLAIN-BARRÉ E MIELITE TRANSVERSA COM ANTI-SSA E FAN POSITIVOS PÓS-VACINAÇÃO CONTRA H1N1

Autores

  • Luciano da Silva Quadros Universidade Federal do Tocantins
  • José Reis Martins Schalcher Neto Universidade Federal do Tocantins
  • Caio Santana Novaes Romeu Universidade Federal do Tocantins
  • Bruna Araujo de Morais Borba Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos de Porto Nacional de Porto Nacional (ITPAC-Porto)
  • Days Batista Gomes Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos de Porto Nacional (ITPAC-Porto Nacional)
  • Adriana Mendes Barros Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos de Porto Nacional (ITPAC-Porto Nacional)
  • Rafaela Alen Costa Freire Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2446-6492.2020v7n1p31

Resumo

 

A Síndrome de Guillain-Barré (SGB) caracteriza-se por uma neuropatia periférica inflamatória adquirida aguda associada à hiperproteinorraquia enquanto a Mielite Transversa (MT) é uma inflamação da medula espinal que compromete toda a secção transversal medular ou se estende ao longo de três corpos vertebrais rostrocaudalmente. O presente artigo descreve o caso de uma paciente de 57 anos que deu entrada no pronto-socorro com quadro de paraparesia flácida e parestésica em membros inferiores e membros superiores e que evoluiu com nível sensitivo em T4 associado a FAN: 1:320 com padrão nuclear pontilhado fino, ANTI-SSA: 240 e eletroforese de proteínas com fração gama aumentada após 15 dias de vacinação contra o vírus H1N1. O diagnóstico de SGB foi confirmado com base em quadro clínico, análise de líquor e eletroneumiografia instituindo-se tratamento com imunoglobulina humana IV por 5 dias. A MT simultânea ao quadro foi corroborada com quadro clínico e exames de imagem sendo realizado pulsoterapia com metilprednisolona por 5 dias e ciclofosfamida. Hipóteses diagnósticas de Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) e Síndrome de Sjögren (SS) foram levantadas porém não foram confirmadas devido à incompatibilidade de dados clínicos e laboratoriais. A paciente evoluiu com melhora parcial do quadro dentro do esperado. Uma revisão da literatura constatou um relato de caso semelhante no qual foi observado evidência sorológica IgM para o Vírus Caxumba, contudo, tal fato não foi observado no presente relato.

Biografia do Autor

Luciano da Silva Quadros, Universidade Federal do Tocantins

Acadêmico do 12º período de Medicina da Universidade Federal do Tocantins

José Reis Martins Schalcher Neto, Universidade Federal do Tocantins

Acadêmico do 12º período de Medicina da Universidade Federal do Tocantins

Caio Santana Novaes Romeu, Universidade Federal do Tocantins

Acadêmico do 12º período de Medicina da Universidade Federal do Tocantins

Downloads

Publicado

2020-06-27

Como Citar

Quadros, L. da S., Neto, J. R. M. S., Romeu, C. S. N., Borba, B. A. de M., Gomes, D. B., Barros, A. M., & Freire, R. A. C. (2020). SÍNDROME DE GUILLAIN-BARRÉ E MIELITE TRANSVERSA COM ANTI-SSA E FAN POSITIVOS PÓS-VACINAÇÃO CONTRA H1N1. Revista De Patologia Do Tocantins, 7(1), 31–36. https://doi.org/10.20873/uft.2446-6492.2020v7n1p31

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)