A APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS EM UMA INTERVENÇÃO EDUCACIONAL ACERCA DA SAÚDE MENTAL INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.20873/10.20873/uft.2446-6492.2024v11n2p378Resumo
Introdução: São perceptíveis na educação moderna os benefícios da metodologia ativa no desenvolvimento de habilidades e fixação de informação. Dessa forma, dentro do público infantojuvenil, é essencial analisar o aprendizado relacionado à saúde mental aplicada a essa modalidade de ensino. Metodologia: A metodologia utilizada iniciou-se com uma capacitação para os participantes da Liga de Psiquiatria da UFNT, que envolveu ensino teórico e prático para uma melhor abordagem. A ação ocorreu em escolas para alunos tanto do ensino fundamental quanto do ensino médio e consistiu em uma apresentação com uso de slides sobre como a ansiedade pode estar relacionada ao nosso cotidiano e como ela pode tornar-se patológica, acompanhada de conversação entre ligantes e alunos. Posteriormente, foi realizado um ensino prático de técnicas de relaxamento baseadas na Terapia Cognitivo Comportamental, no qual foram utilizados estimulantes dos sentidos (limão, perfume e álcool em gel) para a exemplificação da técnica de aterramento, que consiste no desvio do foco da ansiedade para os sentidos corporais. Além disso, também foram trabalhadas outras técnicas da TCC como a Terapia de Exposição, o Relaxamento Progressivo de Jacobson e a aplicabilidade do Relaxamento Diafragmático. Discussão: Em geral, o debate sobre a saúde mental nas escolas, principalmente em relação à educação fundamental e média, é escasso. No decorrer da atividade, observou-se um progresso na conversação entre ligantes e alunos. Tal feito fica evidente na socialização após os debates, em que algumas crianças e adolescentes fizeram perguntas correlatas ao assunto, além de nos procurarem para relatar problemas cotidianos e como as técnicas repassadas poderiam lhes ajudar. Por isso, torna-se essencial a colaboração dos ligantes para a ampliação desse debate no meio acadêmico, especialmente com uma construção ativa, a fim de que tal interação não se torne bancária, mas sim interativa e com foco no dia a dia dos alunos. Considerações Finais: Diante da prática educacional realizada acerca da psicologia infantil e sua capacidade de aderir a certos assuntos em dinâmicas ativas, observa-se maior disposição, atenção e comunicação das crianças quando instigadas indiretamente a participar e fazer-se presentes nas discussões. Portanto, é notória a relação benéfica entre a metodologia ativa, a compreensão e a fixação dos assuntos pelas crianças com maior destreza quando postos na prática.
Palavras-chave: Educação em Saúde. Metodologias Ativas. Saúde Mental.
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