PSEUDOCISTO PANCREÁTICO

UM RELATO DE CASO

Autores

  • Bruno Gabriel Gonçalves Batista Teixeira UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS https://orcid.org/0009-0007-0001-0515
  • Letícia Valadares de Oliveira UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
  • Pedro Manuel Gonzalez Cuellar

DOI:

https://doi.org/10.20873/10.20873/uft.2446-6492.2023v10n2p161

Resumo

Introdução: Pseudocistos pancreáticos são complicações secundárias à pancreatite aguda e caracterizam-se como lesões císticas onde ocorre acúmulo de secreção pancreática limitada por tecido fibroso. Na maioria dos casos, eles regridem espontaneamente, mas coleções sintomáticas ou que não regrediram devem ser tratadas cirurgicamente. Desenvolvimento: Nesse relato de caso, uma paciente de 28 anos apresentou pancreatite aguda que foi tratada clinicamente, mas evoluiu com dor abdominal e presença de massa palpável em hipocôndrio esquerdo, que ao exame de tomografia computadorizada foi evidenciado coleção líquida em topografia pancreática, que foi tratado cirurgicamente. Considerações finais: O pseudocisto pancreático é uma complicação, pouco frequente, da pancreatite aguda, na forma necro-hemorrágica. o quadro costuma ser autolimitado, mas, em alguns casos, quando apresenta sintomatologia, faz-se necessária abordagem cirúrgica para tratamento e conhecimento fisiopatológico por parte do cirurgião assistente. O relato apresentou um caso com efetivo tratamento, tendo como desfecho plena resolução do quadro clínico.

Biografia do Autor

Bruno Gabriel Gonçalves Batista Teixeira, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

Empresário proprietário da Portal Equipamentos Hospitalares Eireli. Pecuarista, Produtor Rural proprietário da Fazenda Lago Azul. Graduando em Medicina pela Universidade Federal do Tocantins. Monitor de Integradas I. Secretário-fundador da Liga de Anatomia Humana da Universidade Federal do Tocantins. Presidente da Liga Acadêmica de Cirurgia Plástica e Reconstrutiva da Universidade Federal do Tocantins. Secretário da Associação Brasileira de Ligas Acadêmicas de Cirurgia Capítulo Tocantins. Secretário Nacional da Associação Brasileira de Ligas Acadêmicas de Cirurgia. Membro da Associação Brasileira de Ligas de Cirurgia Plástica (ABLCP). Membro do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC). Membro do Colégio Brasileiro de Cirurgia Plástica (CBCP). Membro da Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Politraumatizado (SBAIT). Membro da Associação Médica Brasileira (AMB). Membro da Associação Médica de Tocantins (AMT). Membro do American College of Surgeons (ACS). Membro do American Society of Plastic Surgeons (ASPS). Estagiário da Unidade de Pronto Atendimento do município de Luís Eduardo Magalhães-BA. Desenvolvedor de extensão em queimaduras no município de Miracema-TO. Desenvolvedor de pesquisa na Universidade da Maturidade no município de Palmas-TO. Coautor do livro Manual de Cirurgia Plástica. Experiência em cirurgia robótica pela Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre-RS. Experiência em videocirurgia pelo Hospital de Amor/ICARD América Latina de Barretos-SP.

Downloads

Publicado

2023-09-06

Como Citar

Gonçalves Batista Teixeira, B. G., Valadares de Oliveira, L., & Gonzalez Cuellar, P. M. (2023). PSEUDOCISTO PANCREÁTICO: UM RELATO DE CASO. Revista De Patologia Do Tocantins, 10(2), 161–164. https://doi.org/10.20873/10.20873/uft.2446-6492.2023v10n2p161

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)