PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DA LEPTOSPIROSE NO BRASIL DE 2010 A 2019

Autores

  • Pedro Henrique Batista da Silva Universidade Federal do Tocantins
  • Guilherme Parreira Vaz Universidade Federal do Tocantins
  • Paulo Martins Reis Júnior Universidade Federal do Tocantins
  • Evandro Leite Bitencourt Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2446-6492.2020v7n4p34

Resumo

Introdução: A Leptospirose é classificada como uma infecção aguda, potencialmente grave, causada por uma bactéria do gênero Leptospira, a qual é transmitida por animais de diferentes espécies. O Brasil, por ser um país com o clima tropical ideal para reprodução da bactéria Leptospira, possui um elevado número de casos anuais. Objetivo: O objetivo desse trabalho é fazer a epidemiologia de áreas de maior risco e transmissão dessa doença no Brasil por meio da agregação de dados epidemiológicos presentes na plataforma DataSUS e contribuir para o maior conhecimento de regiões que necessitam de prioridade em relação a patologia. Método: A metodologia desse artigo foi baseada na coleta de dados anuais disponibilizados pelo Sistema de Morbidade Hospitalar do SUS (SIH/SUS) do Departamento de Informação e Informática do SUS (DATASUS), as informações coletadas são referentes aos casos confirmados de Leptospirose no Brasil durante o período de 2010 a 2019. Resultados: Como resultado, ocorreram 37841 casos durante o período de 2010 a 2019, no qual o principal grupo de incidência são homens entre 20-39 anos (31%) e a região urbana teve predomínio de casos (78%). Conclusões: Concluiu-se a existência de um predomínio da doença em comunidades que possuem um saneamento básico precário e estão expostos constantemente ao agente causador da doença e a relação da maior disseminação com o aumento da impermeabilização do solo, falta de saneamento e entupimento de bueiros.

 

Biografia do Autor

Guilherme Parreira Vaz, Universidade Federal do Tocantins

Acadêmico Medicina, Universidade Federal do Tocantins, Palmas, Brasil.

Paulo Martins Reis Júnior, Universidade Federal do Tocantins

Médico Cirurgião do Aparelho Digestivo; Coloproctologista e Médico Legista, Doutor em Ciências em Gastroenterologia FM/USP-SP, Docente Universidade Federal do Tocantins, Palmas, Brasil.

Evandro Leite Bitencourt, Universidade Federal do Tocantins

Graduado em Química; Mestre em Química; Acadêmico Medicina, Universidade Federal do Tocantins, Palmas, Brasil; Pesquisador Instituto Médico Legal do Tocantins (IML/TO), Palmas, Brasil.

Downloads

Publicado

2021-02-08

Como Citar

Batista da Silva, P. H., Parreira Vaz, G. ., Reis Júnior, P. M., & Bitencourt, E. L. (2021). PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DA LEPTOSPIROSE NO BRASIL DE 2010 A 2019. Revista De Patologia Do Tocantins, 7(4), 34–37. https://doi.org/10.20873/uft.2446-6492.2020v7n4p34

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>