A COVID-19, O PÓS-GRADUANDO STRICTO SENSU E O AUXÍLIO EMERGENCIAL: dispor ou não dispor?

Autores

  • Ricardo Cortez Lopes Universidade Aberta do Brasil/Professor Assistente
  • Gabriel Bandeira Coelho
  • Alice Hübner Franz

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2020v6n2a14pt

Palavras-chave:

COVID-19; Bolsistas de Pós-Graduação; Auxílio Emergencial.

Resumo

A COVID-19 impôs a alguns países medidas de distanciamento social, causadora de impactos econômicos. O governo brasileiro propôs medidas para dirimir esse impacto, e entre elas está o auxílio emergencial para trabalhadores autônomos e informais. Paralelamente, o funcionamento da pós-graduação stricto sensu brasileira apresenta um histórico de precarização que faz com que o bolsista tenha o perfil econômico do beneficiário desse auxílio. As agências de fomento autorizaram a acumulação, porém ainda resta a questão moral: o bolsista deve solicitá-la? O estudo problematizou essa questão com base nos dados de um questionário respondido por 63 membros de grupos de pós-graduação brasileiros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, Karla Nazareth Corrêa de. A pós-graduação no Brasil: história de uma tradição inventada. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP: 2017.

ANPG. Apresentação e história. Sem Data. Site Institucional da Associação Nacional de Pós-Graduandos. Disponível em: http://www.anpg.org.br/historia/. Acesso em 08/05/2020.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO FAPEMIG. Nota de esclarecimento: acumulação de bolsas fapemig e o auxílio emergencial do governo federal. FAPEMIG. Disponível em: https://fapemig.br/pt/noticias/372/. Acesso em: 29/04/2020.

BALBACHEVSKY, E. A pós-graduação no Brasil: novos desafios para uma política bem-sucedida. In: BROCK, C.; SCHWARTZMAN, S. Os desafios da educação no Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.

BAPTISTA, Maria Manuel. Estereotipia e representação social: uma abordagem psico-sociológica. In: BARKER, A. A persistência dos estereótipos. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2004.

BRASIL. CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO. Portaria conjunta no - 1, de 15 de julho de 2010. Lex: Coletânea de Legislação e Jurisprudência, Brasília, p. 2-3. 2010. Legislação Federal e marginália.

CAPES. Ofício nº 203/2020-GAB/PR/CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Disponível em: http://www.anpg.org.br/wp-content/uploads/2020/04/Oficio_1186371.pdf . Acesso em: 29/04/2020

DE OLIVEIRA, Fátima Bayma. Origem e evolução dos cursos de pós-graduação lato sensu no Brasil. Revista de Administração Pública, Fundação Getúlio Vargas, v. 29, n. 1, p. 19-33, 1995.

DURKHEIM, Émile. A educação moral. Petrópolis: Vozes, 2017.

______. Lições de sociologia: a moral, o direito e o Estado. São Paulo: EDUSP, 1983.

______. Sociologia e filosofia. São Paulo: Ícone, 2007.

GOUVEIA, Esther Majerowicz. Bolsas de Pós-graduação: a Política por trás dos Números. Cantareira, Universidade Federal Fluminense, v.1, n. 16, jan/jul. 2012, pp. 1-18.

JORNALISTA APG. Pós-graduando: fique por dentro e ajude quem tem direito a receber o auxílio emergencial. ANPG. Acesso em: http://www.anpg.org.br/09/04/2020/pos-graduando-fique-por-dentro-e-ajude-quem-tem-direito-a-receber-o-auxilio-emergencial/?fbclid=IwAR3Ip31fmB1UR1I5pNoqbrwQ9361Y9gZdbeLZn0t81TmzKpkBgRomhdX_wU. Disponível em: 29/04/2020.

LOPES, Ricardo Cortez. Evasão e persistência de alunos de graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul: um estudo moral das representações sociais. Tese (Doutorado em Sociologia). Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Porto Alegre, 2019.

_____. Jovens pós-graduandos, o desemprego e a falta de bolsas: um campo de serviços acadêmicos? In: I Simpósio Juventudes Contemporâneas, 2018, Porto Alegre. Anais do I Simpósio Juventudes Contemporâneas. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2018.

MANCEBO, Deise. Crise político-econômica no Brasil: breve análise da educação superior. Educação & Sociedade, UNICAMP, v. 38, n. 141, p. 875-892, 2017.

MATTOS, Valéria de Bettio. Pós-graduação em tempos de precarização do trabalho: um estudo sobre o alongamento da escolarização entre os mestrandos da UFSC. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Florianópolis, 2007.

OLIVEIRA FILHO, Renato Santos de; HOCHMAN, Bernardo; NAHAS, Fabio Xerfan; FERREIRA, Lydia Masako. Fomento à publicação científica e proteção do conhecimento científico. Acta Cirúrgica Brasileira, Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Pesquisa em Cirurgia, v. 20, n. 2, p. 35-39, 2005.

PICHON RIVIÈRE, Enrique. O processo grupal. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

KROTH, Darlan Christiano. A economia brasileira frente a pandemia do covid-19: entre as prescrições e as propostas do governo. Texto para discussão - Grupo de Pesquisa Estado, sociedade e políticas públicas. 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/340634459_A_ECONOMIA_BRASILEIRA_FRENTE_A_PANDEMIA_DO_COVID-19_ENTRE_AS_PRESCRICOES_E_AS_PROPOSTAS_DO_GOVERNO. Acesso em 20/05/2020.

TAVARES DOS SANTOS, José Vicente. Violências e dilemas do controle social nas sociedades da" modernidade tardia". São Paulo em perspectiva, Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados, v. 18, n. 1, p. 3-12, 2004.

SCHUCHMANN, Alexandra Zanella; SCHNORRENBERGER, Bruna Luiza; CHIQUETTI, Maria Eduarda; GAIKI, Raiane Suzana; RAIMANN, Bruno Wensing; MAEYAMA, Marcos Aurélio. Isolamento social vertical X Isolamento social horizontal: os dilemas sanitários e sociais no enfrentamento da pandemia de COVID-19. Brazilian Journal of Health Review, Brazilian Journals, v. 3, n. 2, p. 3556-3576, 2020.

WEISS, Raquel. From ideas to ideals: effervescence as the key to understanding morality. Durkheimian Studies, Berghahn, v. 18, n. 1, p. 81-97, 2012.

Publicado

2020-04-01

Como Citar

LOPES, Ricardo Cortez; COELHO, Gabriel Bandeira; FRANZ, Alice Hübner. A COVID-19, O PÓS-GRADUANDO STRICTO SENSU E O AUXÍLIO EMERGENCIAL: dispor ou não dispor? . Revista Observatório , [S. l.], v. 6, n. 2, p. a14pt, 2020. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2020v6n2a14pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/9367. Acesso em: 24 nov. 2024.