COVID-19 NA PERIFERIA DE CURITIBA: A Mobilidade Urbana como “termômetro” da desigualdade

Auteurs-es

  • Marcelo Nogueira de Souza Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Maria Tarcisa Universidade Federal do Paraná

DOI :

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2020v6n2a5pt

Mots-clés :

Mobilidade urbana, Desigualdade social, Covid-19

Résumé

O artigo apresenta alguns resultados parciais da pesquisa de pós-doutorado do autor e analisa como as estratégias de enfrentamento da Covid-19 na periferia de Curitiba, adotadas pela Secretaria Municipal de Saúde, podem ser impactadas pela diminuição da mobilidade urbana pois, embora a redução dos serviços de transporte público seja uma estratégia relevante para limitar a disseminação do vírus, na prática, ela revelou-se como potencial catalisadora de uma transmissão descontrolada, por promover aglomerações, justamente nas regiões periféricas mais afastadas dos estabelecimentos de saúde com capacidade para atender os casos mais graves da doença

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Marcelo Nogueira de Souza, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutor em Sociologia. Mestre em Políticas Educacionais e Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná. Pesquisador do grupo de pesquisa "Políticas sociais: análise comparada das experiências brasileiras", do "Programa de Desenvolvimento Urbano e Regional" e do projeto "As metrópoles e o direito à cidade: conhecimento, inovação e ação para o desenvolvimento urbano", vinculado ao Observatório das Metrópoles - Núcleo Curitiba. Atua nas áreas de Sociologia, Políticas Públicas, Sociologia Urbana, Sociologia do Trabalho e Educação. Atualmente desenvolve pesquisas que versam sobre os temas: territorialidade, desenvolvimento e desigualdades. Pesquisador do Programa de Pós-graduação em Sociologia na UFPR, onde realiza estágio pós-doutoral pelo PNPD/Capes.

Maria Tarcisa, Universidade Federal do Paraná

Socióloga, professora titular do Departamento de Sociologia e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPR, Coordenadora do Grupo de Pesquisa Sociologia e Políticas Sociais/CNPq

Références

ANDRADE, Luciana Teixeira; SILVEIRA, Leonardo Souza. Efeito-território: explorações em torno de um conceito sociológico. Civitas, Porto Alegre, v. 13, n. 2, p. 381-402, 2013.

ARANTES, Pedro Fiori. Em busca do urbano: Marxistas e a cidade de São Paulo nos anos de 1970. Revista Novos Estudos. Cebrap. 2009.

ALBUQUERQUE, Al. A questão habitacional em Curitiba: o enigma da “cidade modelo”. Dissertação de mestrado. FAU-USP, São Paulo, 2007.

BERGMAN Lia; RABI Nidia Inês Albesa de. Mobilidade e política urbana: subsídios para uma gestão integrada. Ministério das Cidades. Rio de Janeiro: IBAM. 2005.

CARVALHO, A. S.; SUGAI, M. I. . A produção da cidade segregada: o caso de Curitiba. In: II Simpósio de Estudos Urbanos: A dinâmica das cidades e a produção do espaço, 2013, Campo Mourão. II Simpósio de Estudos Urbanos: A dinâmica das cidades e a produção do espaço. Campo Mourão: FECILCAM, 2013.

CURITIBA. Diário Oficial Eletrônico. Atos do Município de Curitiba. Decreto nº 638, de 21 de junho de 2018, Institui o Índice de Vulnerabilidade das Áreas de Abrangência das Unidades Municipais de Saúde – IVAB. 2018.

FIRKOWSKI, O. L. C. F; SILVA, Madianita Nunes da; NAGAMINE, Liria Yuri; MOURA, Rosa; DELGADO, Paulo Roberto. Uma leitura do índice de Bem-estar Urbano na Região Metropolitana de Curitiba. In: FIRKOWSKI, O. L. C. F, MOURA, Rosa. Curitiba: transformações na ordem urbana.1. ed. - Rio de Janeiro: Letra Capital: Observatório das Metrópoles, 2014.

IPARDES. Nota técnica: Índice de Vulnerabilidade das Famílias Paranaenses: Mensuração a partir do Cadastro Único para Programas Sociais – CadÚnico. 2012.

IPEA. Atlas da Vulnerabilidade Social. IPEA,2015. Disponível em: < http://ivs.ipea.gov.br/index.php/pt/ > Acesso em: 12 de Jan. de 2020.

IPEA. Nota técnica: Mobilidade urbana e o acesso ao sistema único de saúde para casos suspeitos e graves de Covid-19 nas vinte maiores cidades do Brasil. 2020.

LOJKINE, J. O Estado capitalista e a questão urbana. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

MARQUES, E. Redes sociais e poder no Estado brasileiro: aprendizados a partir de políticas urbanas". Revista Brasileira de Ciências Sociais, 21 (60). 2006.

MAY, Tim. Pesquisa social: questões métodos e processos. Porto Alegre: Artmed, 2004.

POLLI, SIMONE; MENDES, A. ; LOURENCO, J. . As dimensões da integração do transporte coletivo na metrópole de Curitiba. Anais do 7o Congresso Luso Brasileiro para o Planejamento Urbano, Regional e Sustentável: Contrastes, Contradições e Complexidades. 2016.

VELASCO E CRUZ, S. 2000. Teoria e método na análise de conjuntura. Educação & Sociedade, São Paulo, v. XXI, n. 72, p. 145-152, ago. 2000.

Publié-e

2020-04-01

Comment citer

NOGUEIRA DE SOUZA, Marcelo; MARIA TARCISA. COVID-19 NA PERIFERIA DE CURITIBA: A Mobilidade Urbana como “termômetro” da desigualdade. Observatoire Journal, [S. l.], v. 6, n. 2, p. a5pt, 2020. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2020v6n2a5pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/9645. Acesso em: 27 déc. 2024.