IMPACTO DAS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS NO COMBATE AO COVID-19 NO BRASIL E EM ANGOLA

Auteurs-es

  • Joseneide dos Santos Gomes Universidad Argentina John Kennedy
  • Manuel Francisco Neto Universidade Agostinho Neto
  • Maria Mbuanda Gunga Francisco Instituto Superior de Ciências da Saúde/Universidade Agostinho Neto

DOI :

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2020v6n2a2pt

Mots-clés :

Ciências humanas e sociaisais; Papel; Combate; Covid-19.

Résumé

Este artigo apresenta uma abordagem teórica sobre o papel das ciências humanas e sociais no combate ao Covid-19, e visa incentivar reflexões em torno da importância da interdisciplinaridade, da intradisciplinaridade e da multidisciplinaridade na compreensão e solução deste problema social tão complexo. Apesar do envolvimento activo de médicos em várias especialidades e enfermeiros no combate ao covid-19, há necessidade da aplicação do conhecimento das diversas áreas do saber científico em ciências humanas e sociais. Aliás, actualmente, ninguém trabalha de forma isolada quando se almeja o sucesso, visto que o ser humano é de natureza bio-psico-sócio-cultural. Focalizou-se a comunicação social, pedagogia a psicologia, a sociologia, a antropologia, sem negar o contributo de tantas outras que não foram mencionadas.

 

PALAVRAS-CHAVE: Ciências humanas e sociais; Papel; Combate; Covid-19.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Joseneide dos Santos Gomes, Universidad Argentina John Kennedy

Doutorado em Psicologia Social pela UK – Universidade John Kennedy (2019) Teses Doutoral – Desmotivação docente em meio com a violência: Análise da violência psicológica do professor da escola pública de São Paulo; Codiretora da  Teses de Doutorado – Representação Social do Psicólogo do Trânsito; Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Anglo Latino - USP -Universidade de São Paulo; Filosofia pela Universidade Metropolitana de Santos; Artes pela Faculdade de Artes Dulcínea de Moraes; Pós-Graduada em Docência do Ensino Faculdade da Aldeia de Carapicuíba; AEE-Atendimento Educacional Especializado pela Faculdade Paulista de Serviço Social de São Caetano do Sul; Atualmente atuando como professora Universitária IEFE e professora de Educação Infantil na rede Municipal de Ensino  de São Paulo; Tutora Oline no curso de Especialização - Uso Indevido de Drogas – UNIFESP. Atuou como professora de Filosofia na rede estadual  de Ensino de São Paulo por 13 anos.

 

Manuel Francisco Neto, Universidade Agostinho Neto

Doutor em Psicologia Social (Universidade Argentina John F. Kennedy). Professor Auxiliar no ISCED em Luanda-Angola. netomanuelfrancisco@gmail.com.

 

Maria Mbuanda Gunga Francisco, Instituto Superior de Ciências da Saúde/Universidade Agostinho Neto

Doutoranda em Ciências Sociais na especialidade de Psicologia Social da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Agostinho Neto, Luanda-Angola. Professora Assistente do Instituto Superior de Ciências da Saúde da mesma universidade. mariambuanda@yahoo.com.br.

 

Références

ABRAÃO, J. M. (2011). Defendida valorização dos sociólogos. Angop Agência Angola Press. Disponível em: http://www.angop.ao/angola/pt_pt/noticias/sociedade/2011/9/42//Defendida-valorizacao-dos-sociologos,071c71a4-58f1-4780-93a6-8ce53bb4ac1f.html. Acesso em: 23 de mai.2020.

ALEXANDRE, J. (2013). Antropólogo pode contribuir para o desenvolvimento do país. Angop Agência Angola Press. Disponível em: m.portalangop.co.ao/angola/pt_pt/noticias/educacao/2013/9/40/Antropologos-podem-contribuir-para-desenvolvimento-pais,490f3cb6-6e07-48ff-a1bd-000e51ac1369.html. Acesso em: 02 de mai.2020.

Cacioppo, J. T., Hughes, M. E., Waite, L. J., Hawkley, L. C., & Thisted, R. A. (2006). Loneliness as a specific risk factor for depressive symptoms: cross-sectional longitudinal analyses. Psychology and Aging, (1), (p.140)://doi.org/10.1037/0882-7974.21.1.140.

Caley, C. (2011). As ciências sociais e a dimensão cultural do desenvolvimento. Mulemba. Revista Angolana de Ciências Sociais, 1 (2), 89-108. Carvalho, P. de (2002). Angola, quanto tempo falta para amanhã? Reflexões sobre as crises políticas, económica e social. Oeiras: Celta.

Cava, M. A., Fay, K. E., Beanlands, H. J., McCay, E. A., & Wignall, R. (2005). Risk perception and compliance with quarantine during the SARS outbreak. Journal of Nursing Scholarship, 37 (4), 343-347. Dantas, A.; Lagido, C.; Costa, P. e Tavares, L. (2020). Cultura em crise. Músicas e tendências. Blog. Disponível em: https://www.google.com/search?q=Dantas%2C+A.+%3B+Lagido%2C+C.+%3B+Costa%2C+P.+e+Tavares%2C+L.+(2020).+Cultura+em+crise.+M%C3%BAsicas+e+tend%C3%AAncias. Acesso em: 23 de mai.2020.

Daves, V. (2020). Covid19 impõe reprogramação macroeconómica. Angop Agência Angola Press. Disponível em: http://www.angop.ao/angola/pt_pt/noticias/economia/2020/2/10/Covid19-impoe-reprogramacao-macroeconomica,96f557c8-695a-4031-9a0f-a3d69b422d85.html. Acesso em: 24 de mai.2020.

Day, T., Park, A., Madras, N., Gumel, A., & Wu, J. (2006). When is quarantine a useful control strategy for emerging infectious diseases? American Journal of pidemiology, 163 (5), 479-485.

Durkheim, E. (2004). Da divisão do trabalho social. São Paulo: Martins Fontes.

Inácio, A. e Dias, J. (2020). PR declara Estado de Emergência para 15 dias. Jornal de Angola. Disponivel em: http://jornaldeangola.sapo.ao/politica/pr-declara-estado-de-emergencia-para-15-dias. Acesso em: 23 de mai.2020.

Enumo, S. R. F., Weide, J. N., Vicentini, E. C. C., Araujo, M. F., & Machado, W. L. (2020). Enfrentando o estresse em tempos de pandemia: proposição de uma Cartilha. Estudos de Psicologia (Campinas), 37, e200065. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1982-0 275202037e200065. Acesso em: 04 de mai.2020.

Fernando, M. V. (2018). O papel da antropologia destacado em conferência. Jornal de Angola. Disponível em: http://jornaldeangola.sapo.ao/cultura/o_papel_da_antropologia_destacado_em_conferencia. Acesso em: 24 de mai.2020

Gulbenkian, C. C. (2002). Para Abrir as Ciências Sociais. Lisboa: Publicações Europa-América.

Gomes, J. S. (2020). Ministério da Saúde confirma primeiro caso do novo coronavírus no Brasil. Jornal Nacional. Jornal o Globo. Disponível em: https://www.google.com/search?q=Gomes%2C+J.S.+(2020).+Minist%C3%A9rio+da+Sa%C3%BAde+confirma+primeiro+caso+do+novo+coronav%C3%ADrus+no+Brasil%3A+Jornal+NacionalJornal+o+Globo&rlz=1C1SQJL_ptPTAO848AO856&oq=Gomes%2C+J.S.+(2020). Acesso em: 19 de mai.2020.

Han, B-C. (2020) El coronavirus bajo el liberalismo. Vamos hacia um feudalismo digital e o modelo chino poderia imponerse. Clarin. Disponível em: https://www.clarin.com/cultura/byung-chul-vamos-feudalismo-digital-modelo-chino-podria-imponerse_0_QqOkCraxD.html. Acesso em: 26 de mai.2020.

Han, B-C. (2020). La emergencia viral y el mundo del mañana. El País. Disponível em: https://elpais.com/ideas/2020-03-21/la-emergencia-viral-y-el-mundo-de-manana-byung-chul-han-el-filosofo-surcoreano-que-piensa-desde-berlin.html. Acesso em: 23 de mai.2020.

Holt-Lunstad, J., Smith, T. B., Baker, M., Harris, T., & Stephenson, D. (2015). Loneliness and Social Isolation as Risk Factors for Mortality. Perspectives on Psychological Science, 10 (2), 227–237.

Lane, S. (2006). O que é a psicologia social. São Paulo: Brasilense Luamba, M. (2020). Angolanos temem danos psicológicos do confinamento social. DW. https://www.dw.com/pt-002/angolanos-temem-danos-psicol%C3%B3gicos-do-confinamento-social/a-53206865.

Maia, B. R., & Dias, P. C. (2020). Ansiedade, depressão e estresse em estudantes universitários: o impacto da COVID-19. Estudos de Psicologia (Campinas), 37, e200067. http://dx.doi.org/10.1590/1982-0275202037e200067.

Magalhães. E, (2020). Informação é a primeira arma na prevenção e no combate à covid-19. Jornal de Angola. Disponível em: https://www.google.com/search?q=Magalh%C3%A3es%2C+E%2C+(2020). Acesso em: 15 de mai.2020.

Maunder, R., Hunter, J., Vincent, L., Bennett, J., Peladeau, N., Leszcz, M. & Mazzulli, T. (2003). The immediate psychological and occupational impact of the 2003 SARS outbreak in a teaching hospital. Cmaj, 168 (10), 1245-1251.

Mardones, J. M. (2001). Filosofía de las ciencias humanas y sociales. Materiales para una fundamentación teórica. Barcelona: Anthropos Editorial.

Ministério da Saúde (2020). Portaria MS/GM nº 188, de 3 de fevereiro de 2020. Declara Emergência em Saúde Pública de importância Nacional (ESPIN) em

Angop Agência Press. (2020). Covid-19: População ignora medidas de prevenção. Angop Agência Angola Press. Disponível em: http://www.angop.ao/angola/pt_pt/noticias/saude/2020/3/15/COVID-Populacao-ignora-medidas-prevencao,13a8660e-cf76-4db5-8a31-3ad581e25115.html. Acesso em: 06 de mai.2020.

Aronson, E. (2002). O Animal Social. Lisboa: Instituto Piaget.

Barroso, A. (2020). Covid-19 é cedo para avaliar impacto na economia angolana mas ha receio. Jornal de Angola. Disponível em: https://www.noticiasaominuto.com/economia/1414155/covid-19-e-cedo-para-avaliar-impacto-na-economia-angolana-mas-ha-receio. Acesso em: 13 de mai.2020.

decorrência da Infecção Humana pelo novo Coronavírus. Diário. Disponível em: http://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-n-188-de-3-de-fevereiro-de-2020-24140241408388.

Morales, J. (2020). Qual a diferença entre distanciamento, isolamento, quarentena e lockdown. Guia do Estudante. Disponível em:guiadoestudante.abril.com.br/estudo-a-diferenca-entre-distanciamento-isolamento-quarentena-e-lockdown/.

Neto, M. F. (2018). A extensão universitária na qualidade da formação dos professores. In Silva, V. M. da (pp.89-97). Educação e ensino: a sociedade na escola. São Paulo: Livro Alternativo.

Organização Mundial da Saúde (2020). Q&A on coronaviruses (COVID-19). WHO. Disponível em: https://www.who.int/news-room/q-a-detail/q-a-coronaviruses#:~:text=protect. Acesso em: 29 mar. 2020.

Orneli, F. et.al (2020). The impact of the COVID-19 pandemic on the mental health of healthcare professionals. Cad. Saúde Pública, 36 (4), 1-6.

Patterson, J. Z. (2020). Em que país vive Lopes Obrador? Diario el País. Disponível em: https://elpais.com/elpais/2020/04/08/opinion/1586379426_138071.html. Acesso em: 04 de mai.2020.

Pimenta, C. (2013). Interdisciplinaridade das ciências sociais. Ribeirão: Húmus.

Prets, J. (2012). Las ciencias sociales en el contexto del conocimiento científico. Apuntes: Universitat de Barcelona.

Rocha, A. da; Vaz, C. ; Paulo, F. Domingos, P. Santos, R. e Marcelo, T. (2020). Covid-19: Impactos económicos e sociais em Angola. Luanda: Centro de Estudos e Investigação Científica. Universidade Católica de Angola.

Rodrigues, A. (1986). Psicologia social. Rio de Janeiro: Petropolis.

Schmidt, B., Crepaldi, M. A., Bolze, S. D. A., Neiva-Silva, L., & Demenech, L. M. (2020). Saúde mental e intervenções psicológicas diante da pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Estudos de Psicologia (Campinas), 37, e200063. http://dx.doi.org/10.1590/1982-0 275202037e200063. Acesso em: 04 de mai.2020.

Taylor, S. (2019). The psychology. Preparing for the next global outbreak of infections disease. Cambridge Scholars Publishing.

Van-Dúnem, J. O. S. (2014). Ciências sociais sempre um desafio para velhos problemas. Mulemba. Revista Angolana de Ciências Sociais, 4 (7), 341-353.

Yao, Hao; Chen, Jian-Hua; Xu, Yi-Feng. (2020). Patients with mental health disorders in the COVID-19 epidemic. Lancet Psychiatry, 7 (4): e21, 2020 04.

Žižek, S. (2020). Era uma vez em hollywood. Le monde diplomatique. Disponível em: https://diplomatique.org.br/era-uma-vez-em-hollywood/. Acesso em: 21 de mai. 2020.

Publié-e

2020-04-01

Comment citer

DOS SANTOS GOMES, Joseneide; FRANCISCO NETO, Manuel; FRANCISCO, Maria Mbuanda Gunga. IMPACTO DAS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS NO COMBATE AO COVID-19 NO BRASIL E EM ANGOLA. Observatoire Journal, [S. l.], v. 6, n. 2, p. a2pt, 2020. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2020v6n2a2pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/9484. Acesso em: 22 nov. 2024.