A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO ENTRE FRONTEIRAS: HORIZONTES E PERSPECTIVAS DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO
DOI :
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2019v5n6p959Mots-clés :
História da Educação, Fronteiras, PesquisaRésumé
A resenha da obra tem como objetivo apresentar os caminhos para as pesquisas em educação a partir do referencial te´óricos metodológicos fronteiras e circuitos, na busca por compreender como o local, regional e nacional se interditam no campo das pesquisa educacional no país. Neste sentido, o estudo se justica por buscar trazer novas pespectivas teóricas e metodológicas para os pesquisadores no campo, que buscam em seus ensaios evidenciar o micro e o macro como fator de análise teórico e prática.
O volume 11 da coleção Horizontes da Pesquisa em História da educação é composto por artigos de autores que trazem o escopo das diferentes trajetórias, percursos das pesquisas educacionais no país, assim como referenciais teórico metodológicos variados utilizados que incidem sobre o fazer cientifico por meio dos objetos em estudo e análise. Neste caminho, o estudo se propõe apresentar as principais contribuições destes autores para o caminho investigação na história da educalção, seus métodos e dilemas abordados, assim como o enfoque central de suas obras e temáticas evidenciadas.
Téléchargements
Références
SAVIANI, Dermeval. Educação brasileira: estrutura e sistema. São Paulo: Saraiva, 1973.
SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. São Paulo: Cortez Autores Associados, 1983.
SAVIANI, Dermeval. Educação: do senso comum a consciência filosófica. São Paulo: Cortez Autores Associados, 1980.
SAVIANI, Dermeval. Ensino Público e algumas falas sobre universidade. São Paulo: Cortez Autores Associados, 1984.
SAVIANI, Dermeval. Sobre a concepção de politécnica. Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz, 1989.
SAVIANI, Dermeval. A nova lei da educação-trajetória: limites e perspectivas. Campinas: Autores Associados, 1997.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. Campinas: Autores Associados, 1991.
SAVIANI, Dermeval. Educação e questões da atualidade. São Paulo: Cortez/Livros do Tatu, 1991.
SAVIANI, Dermeval. Educación: temas de actualidad. Buenos Aires: Libros del Quirquincho, 1991.
SAVIANI, Dermeval. Política e educação no Brasil: o papel do Congresso Nacional na legislação do ensino. São Paulo: Cortez, 1987.
SAVIANI, Dermeval. Da nova LDB ao novo Plano Nacional de Educação: por uma outra política educacional. Campinas: Autores Associados, 1998
SAVIANI, Dermeval. Da nova LDB ao FUNDEB. Campinas: Autores Associados, 2007.
SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2007.
SAVIANI, Dermeval. A pedagogia no Brasil: história e teoria. Campinas: Autores Associados, 2008.
SAVIANI, Dermeval. Interlocuções pedagógicas: conversa com Paulo Freire e Adriano Nogueira e 30 entrevistas sobre educação. Campinas: Autores Associados, 2010.
SAVIANI, Dermeval. Educação em diálogo. Campinas: Autores Associados, 2011.
SAVIANI, Demerval; DUARTE, Newton. Pedagogia histórico-crítica e luta de classes na educação escolar. Campinas: Autores Associados, 2012.
SAVIANI, Dermeval. Aberturas para a história da educação. Campinas: Autores Associados, 2013.
SAVIANI, Dermeval. O Lunar de Sepé: paixão, dilemas e perspectivas na educação. Campinas: Autores Associados, 2014.
SAVIANI, Dermeval. Sistema Nacional de Educação e Plano Nacional de Educação: significado, controvérsias e perspectivas. Campinas: Autores Associados, 2014.
SAVIANI, Dermeval. História do tempo e tempo da história. Campinas: Autores Associados, 2015.
SOARES, Fagno da Silva; PLESSIM, Vinicius Kapicius. Por uma história da história da educação no Brasil: Diana Vidal entre os 20 anos da SBHE e os 22 anos do NIEPHE. Revista Brasileira De História Da Educação, 19, 2019.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.