RELACIONAMENTO ENTRE FONTES E JORNALISTAS: estudo de caso de uma universidade pública
DOI :
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2019v5n6p404Mots-clés :
comunicação organizacional; relacionamento com a imprensa; entrevista jornalísticaRésumé
Discutimos a relação das fontes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte com jornalistas da cidade de Natal-RN. Após uma revisão de literatura, foi aplicado um questionário como instrumento de coleta de dados. O universo da pesquisa é composto por 74 jornalistas de quatro empresas de comunicação da capital potiguar. O estudo resultou em um mapeamento das principais características, lacunas e potencialidades dessas fontes, segundo a ótica dos respondentes. Os resultados apontam que o uso de linguagem técnica e desconhecimento das rotinas jornalísticas são atitudes que atrapalham o relacionamento entrevistador/entrevistado
Téléchargements
Références
ALMEIDA, Ana Luísa de Castro. A construção de sentido sobre “quem somos” e “como somos vistos”. In: MARCHIORI, Marlene (Org.). Faces da cultura e da comunicação organizacional. 2. ed. São Caetano do Sul: Difusão, 2008.
ASSAD, Nancy Alberto; PASSADORI, Reinaldo. Media training: como construir uma comunicação eficaz com a imprensa e a sociedade. São Paulo: Gente, 2009.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. 6. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999. v. 1.
DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.
DUARTE, Jorge; FARIA, Armando Medeiros de. Media training: capacitando fontes e porta-vozes. In: DUARTE, Jorge (Org.). Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia: teoria e técnica. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2016.
DUARTE, Jorge; FONSECA JÚNIOR, Wilson Corrêa. Relacionamento fonte/jornalista. In: DUARTE, Jorge (Org.). Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia: teoria e técnica. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2016.
FIGUEIRAS, Rita. Estudos em mediatização: causalidades, centralidades, interdisciplinaridades. Matrizes, São Paulo, v. 11, n. 1, p. 101-126, jan./abr. 2017.
GARCIA, Maria Tereza. A arte de se relacionar com a imprensa: como aprimorar o relacionamento com jornalistas e fortalecer a imagem de sua empresa. São Paulo: Novatec, 2004.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
HJARVARD, Stig. Da Mediação à Midiatização: a institucionalização das novas mídias. Parágrafo, v. 2. n. 3, p. 51-62, jul./dez. 2015.
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. 2. ed. São Paulo: Aleph, 2009.
JENKINS, Henry; GREEN, Joshua; FORD, Sam. Cultura da conexão. São Paulo: Aleph, 2014.
KUNSCH, Margarida M. Krohling. Comunicação organizacional: conceitos e dimensões dos estudos e das práticas. In: MARCHIORI, Marlene (Org.). Faces da cultura e da comunicação organizacional. 2. ed. São Caetano do Sul: Difusão, 2008.
MCCOMBS, Maxwell E.; SHAW, Donald L. The agenda-setting function of the mass media. Public Opinion Quarterly, v. 36, p. 176-187, 1972.
MCCOMBS, Maxwell E.; SHAW, Donald L.; WEAVER, David H. New Directions in Agenda-Setting Theory and Research. Mass Communication and Society, v. 17, p. 781-802, 2014.
SANTOS, Izequias Estevam dos. Manual de métodos e técnicas de pesquisa científica. 9. ed. Niterói: Impetus, 2013.
SHOEMAKER, Pamela J.; VOS, Tim P. Teoria do gatekeeping: construção e seleção da notícia. Porto Alegre: Penso, 2011.
VIEIRA, Sonia. Como elaborar questionários. São Paulo: Atlas, 2009.
WHITE, David Manning. The “Gate Keeper”: a case study in the selection of news. Journalism Quarterly, v. 27, n. 3, p. 383-390, 1950.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.