EXTENSÃO E QUESTÕES COMUNICACIONAIS SOCIAIS: o caso do curso de Fotografia, Feminismo e Mulheres Diversas da Universidade Estadual do Piauí
DOI :
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v5n4p258Mots-clés :
Comunicação Social, Extensão universitária, Feminismos, Fotografia, Universidade Estadual do PiauíRésumé
Este artigo reflete sobre o caso do curso de extensão em Fotografia, Feminismo e Mulheres Diversas, mediado pela Universidade Estadual do Piauí (Uespi), por meio da Pró-reitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários. O curso é uma provocação dos movimentos sociais e estudantis ligados aos feminismos para refletir, por meio de imagens, sobre as questões ligadas às mulheres no Estado do Piauí. O trabalho descreve, retrata e analisa os resultados do curso, entre polêmicas, discriminações e consequências. Destaca-se, metodologicamente, uma abordagem qualitativa, por meio de estudo de caso, com relato de atividades práticas e sociais. O curso contou com a participação de militantes sociais, membros da comunidade em geral, além de membros dos corpos discente e docente da instituição, mulheres e homens. Os trabalhos do curso culminaram com cinco exposições fotográficas, com quase 400 fotografias (entre as mais de 15 mil feitas nas atividades práticas) que devem circular o Estado do Piauí e ajudar a desmitificar as questões relacionadas ao feminismo e a esclarecer sobre a importância da discussão dessa temática.
PALAVRAS-CHAVE: Comunicação Social; Extensão universitária; Feminismos; Fotografia; Universidade Estadual do Piauí.
ABSTRACT
This article reflects about the Extension in Photography, Feminism and Various Women course case, mediated by Universidade Estadual do Piauí (Uespi), through Extension, Students’ and Community Affairs Pro-rectory. The course is a provocation of social and student movements connected to feminism for reflections, through images, on questions linked to women on Piauí State. The work describes pictures and analyses the course consequences, among discussions, discriminations, and consequences. Methodologically, it stands out a qualitative approach, through a case study, with a report of practical and social activities. The course relied on the participation of social activists, members of the community in general, and members of the student and teaching staff from this institution, among men and women. The works of this course culminated in five photographic exhibitions, with almost 400 photographies (amongst more of 15,000 made on practical activities) which may move around Piauí and help to demystify the questions related to feminism and to enlighten about the importance of discussions on this subject.
KEYWORDS: Social communication; University Extension; Feminism; Photography; Universidade Estadual do Piauí.
RESUMEN
Este artículo refleja acerca del caso del curso de Extensión en Fotografía, Feminismo y Mujeres Diversas de responsabilidade por la UESPI – Universidad Estatal de Piauí – a través de la Pro-rectoría de Extensión, Asuntos Estudiantiles y Comunitarios. El curso es una provocación de los movimientos sociales y estudiantiles ubicados a los feminismos para reflejar, a través de imágenes, las cuestiones cercanas a las mujeres en la província de Piauí, Noreste de Brasil. El artículo describe, retrata y analiza las consecuencias del curso, entre polémicas, discriminaciones y consecuencias. Se destaca metodológicamente un abordaje cualitativo, a través de estudio de caso, con relato de actividades prácticas y sociales. El curso contó con la participación de militantes sociales, miembros de la comunidad en general, y miembros de los cuerpos discente y docente de la institución, entre mujeres y hombres. Los trabajos del curso culminaron con cinco exposiciones fotográficas, con casi 400 fotografías (entre las más de 15.000 hechas en las actividades prácticas) que deben circular en toda la província de Piauí y ayudar a desmitificar las cuestiones relacionadas al feminismo ya aclarar sobre la importancia del debate de esa discusión.
PALABRAS CLAVE: Comunicación Social; Extensión Universitaria; feminismos; Fotografía; Universidad Estatal de Piauí.
Téléchargements
Références
BARTHES, R. A câmara clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980.
BATALHA, T. B. S.; COSTA, C. L. N. A.; PASSOS NETO, I. F.; RODRIGUES, A. L. L. Contribuições da extensão universitária na sociedade. Aracaju: Cadernos de Graduação – Ciências Humanas e Sociais, v.1, n.16, 2013.
BRASIL. Ministério da Educação. Plano Nacional de Extensão Universitária - Diretrizes nacionais. Disponível em: http://pdi.ufabc.edu.br/wp-content/uploads/2011/09/Plano-Nacional-de-Extens%C3%A3o- Universit%C3%A1ria-2011-2020.pdf Acesso em: 20. jul. 2017.
DUBOIS, P. O ato fotográfico. Campinas: Papirus, 2004.
GOULART, A. T. A importância da pesquisa e da extensão na formação do estudante universitário e no desenvolvimento de sua visão crítica. Horizonte, v; 2, n. 4, 2004.
KLEIN, R.; SCHEIDEMANTEL, S. E.; TEIXEIRA, L. I. A importância da extensão universitária: o Projeto Construir. II Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. Anais... Belo Horizonte, 2004.
MARTINS, N.; REAL, E.; ZUANETTI, R. Fotógrafo: o olhar, a técnica e o trabalho. Rio de Janeiro: Senac, 2002.
PERUZZO, C. M. K. Observação participante e pesquisa-ação. IN: BARROS, A.; DUARTE, J. (orgs.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. São Paulo: Atlas, 2005.
SOUSA, J. P. Fotojornalismo – Uma introdução à história, às técnicas e à linguagem da fotografia na imprensa. Porto: Biblioteca Online de Ciências da Comunicação, 2002.
VÁMOS, R. Viajanseio. Rio de Janeiro: Réptil, 2016.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.