MEIOS DE COMUNICAÇÃO: Extensão e Alienação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v5n4p481

Palavras-chave:

Meios de Comunicação, Doxa, Extensão, Alienação, Redes Sociais.

Resumo

Nesse artigo pretende-se analisar o uso das redes sociais, em foco, como ambiente de debates, que acaba por apresentar, não um discurso crítico, mas simplesmente o senso comum, denominado por Roland Barthes como doxa. Procura-se entender o uso paradoxal da comunicação, que, se por um lado, tem a função de estender a percepção humana, ampliando, assim, a consciência de mundo, por outro, parece levar esse mesmo humano a um ambiente de incompreensão e de intolerância. O crescimento do senso comum nas redes sociais, através de discursos superfíciais, sem base científica, ou mesmo crítica, estão fortalecendo uma visão de mundo alienada, por isso nesse artigo procura-se analisar a relação contraditória entre alienação e comunicação.

 

PALAVRAS CHAVE: Meios de Comunicação, Doxa, Extensão, Alienação, Redes Sociais.

 

 

ABSTRACT

In this article we intend to analyze the use of social networks, in focus, as an environment of debates, which ends up presenting not a critical discourse, but simply common sense, called by Roland Barthes as doxa. It seeks to understand the paradoxical use of communication, which, if on the one hand, has the function of extending human perception, thus broadening the consciousness of the world, on the other, seems to lead this same human to an environment of incomprehension and intolerance. The growth of common sense in social networks, through surface discourses, without scientific basis, or even criticism, is strengthening a worldview and alienated, so in this article we try to analyze the contradictory relationship between alienation and communication.

 

KEYWORDS: Media, Doxa, Extension, Alienation, Social Networks

 

 

RESUMEN

En este artículo se pretende analizar el uso de las redes sociales, en foco, como ambiente de debates, que acaba por presentar, no un discurso crítico, sino simplemente el sentido común, denominado por Roland Barthes como doxa. Se busca entender el uso paradójico de la comunicación, que, si por un lado, tiene la función de extender la percepción humana, ampliando, así, la conciencia de mundo, por otro, parece llevar a ese mismo humano a un ambiente de incomprensión y de intolerancia. El crecimiento del sentido común en las redes sociales, a través de discursos superficiales, sin base científica, o incluso crítica, están fortaleciendo una visión de mundo alienada, por lo que en ese artículo se busca analizar la relación contradictoria entre alienación y comunicación.

 

PALABRAS CLAVE: Medios de Comunicación, Doxa, Extensión, Enajenación, Redes Sociales.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricio Dugnani, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutor em Comunicação e Semiótica PUC/SP, Mestre em Comunicação e Semiótica PUC/SP e Bacharel em Artes Plásticas pela Unesp. Professor nas áreas de Comunicação e Artes da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professor de Artes do Colégio Giordano Bruno. E-mail: 1132355@macenzie.br.

Referências

ADORNO, T. e HORKHEIMER, M. Indústria Cultural: O Iluminismo como mistificação das Massas. (in) LIMA, L. C. Teorias da Cultura de Massa. São Paulo: Paz & Terra, 2000.

BAITELLO, N. A Era da Iconofagia. São Paulo: Hacker, 2014.

BARTHES, Roland. Roland Barthes por Roland Barthes. São Paulo: Estação Liberdade, 2003.

BAUMAN, L. O Mal-Estar da Pós-Modernidade. Rio de Janeiro, RJ: Zahar, 1998.

COELHO, J.T. Semiótica, Informação, Comunicação. São Paulo: Perspectiva, 2003.

DUGNANI, P. Medo, política e mídia: o discurso do medo em duas eleições presidenciais. Revista Observatório, v. 2, n. 1, p. 299-317, 1 maio 2016. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2016v2n1p299.

G1. Sonda New Horizons, da Nasa, capta nova imagem aproximada de Plutão. http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2015/07/sonda-new-horizons-da-nasa-capta-nova-imagem-aproximada-de-plutao.html. Acessado em 18/07/2018.

HALL, S. A Identidade Cultural na Pós-Modernidade. Rio de Janeiro, DP&A, 2004.

HAN, B. Sociedade do Cansaço. Petrópolis: Vozes, 2015.

JENKINS, H. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2015.

MCLUHAN, Marshall. Os Meios de Comunicação como Extensões do Homem. São Paulo: Cultrix, 1974.

WILSON, Robert Anton. A Nova Inquisição: Racionalismo Irracional e a Fortaleza da Ciência. São Paulo: Madras, 2004.

Publicado

2019-07-01

Como Citar

DUGNANI, Patricio. MEIOS DE COMUNICAÇÃO: Extensão e Alienação. Revista Observatório , [S. l.], v. 5, n. 4, p. 481–501, 2019. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2017v5n4p481. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6590. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Tema Livre / Free Theme / Tema Libre