APP-LEARNING: contribuições do Kahoot no Ensino de Jornalismo

Auteurs-es

  • Jean Carlos da Silva Monteiro Universidade Federal do Maranhão
  • Sannya Fernanda Nunes Rodrigues Universidade Federal do Maranhão
  • Sheila Cristina Birino Pinheiro Faculdade Estácio de São Luís

DOI :

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2019v5n6p305

Mots-clés :

Ensino de Jornalismo, Formação do Jornalista, App-learning, Kahoot, Avaliação da aprendizagem

Résumé

Este artigo trata das contribuições do aplicativo Kahoot no ensino de Jornalismo da Faculdade Estácio de São Luís. Analisa a inserção e uso do Kahoot para avaliar os conhecimentos dos alunos na disciplina Práticas de Jornalismo Multimídia em tempo real. Versa sobre um estudo exploratório e descritivo, que utiliza a pesquisa bibliográfica para discutir os aspectos conceituais a respeito da inserção estratégica do app-learning (aprendendo com aplicativos) na educação. Descreve o Kahoot e apresenta suas funcionalidades. Utiliza como instrumento de coleta de dados a realização de um grupo focal. Verifica que o uso do Kahoot despertou a curiosidade e engajamento dos alunos, aumentou o interesse pelos estudos e tornou o processo- de avaliação da aprendizagem mais motivacional, colaborativo, interativo e, principalmente, significativo.

 

PALAVRAS-CHAVE: Ensino de Jornalismo; Formação do Jornalista; App-learning; Kahoot; Avaliação da aprendizagem.

 

ABSTRACT

This article deals with contributions from the Kahoot app in Journalism teaching at the college, Faculdade Estácio, in São Luís. Kahoot inclusion and use are analyzed to assess student knowledge in Multimedia Journalism Practices in real time. It discusses an exploratory and descriptive study that uses bibliographical research to talk about conceptual aspects regarding strategic inclusion of app-learning in education. In addition to describing Kahoot and its functions, its uses a focus group as a data-collection instrument. This article confirms Kahoot use spawned student curiosity and engagement, thus increasing interest in the studies and made the assessment process more motivation, collaborative, interactive and most importantly, meaningful.

 

KEYWORDS: Journalism Teaching; Journalist Training; App-learning; Kahoot; Learning assessment.

 

RESUMEN

Este artículo trata de las contribuiciones de la aplicación Kahoot en la enseñanza de Periodismo de la Facultad Estácio de São Luís. Analiza la inserción y uso del Kahoot para evaluar los conocimientos de los alumnos de la asignatura  Prácticas de Periodismo Multimedia en tiempo real. Habla sobre un estudio exploratorio y descritivo, que  utiliza la investigación bibliográfica para discutir los aspectos conceptuales con respecto a la inserción estratégica del app-learning (aprendiendo con aplicaciones) en la educación. Describe el Kahoot y presenta sus funcionalidades. Utiliza como instrumento de colecta de datos la realización de un grupo focal. Verifica que el uso del Kahoot ha despertado la curiosidad y participación de los alumnos, ha aumentado el interés por los estudios y ha hecho el proceso de evaluación del aprendizaje más motivacional, colaborativo, interactivo y, principalmente, significativo.

 

PALABRAS CLAVE: Enseñanza de Periodismo; Formación del periodista; App-learning; Kahoot; Evaluación del aprendizaje.

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Sannya Fernanda Nunes Rodrigues, Universidade Federal do Maranhão

Pós-doutora em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
Doutora e Mestra em Multimédia em Educação pela Universidade de Aveiro. Especialista em
Coordenação Pedagógica e graduada em Pedagogia pela UFMA. Professora Adjunta do
Departamento de Educação e Filosofia da Universidade Estadual do Maranhão e Professora
Permanente do mestrado em Cultura e Sociedade. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em
Tecnologias Educacionais, Neurociência e Afetividade. E-mail: sannyafernanda@hotmail.com.

Sheila Cristina Birino Pinheiro, Faculdade Estácio de São Luís

Especialista em Gestão de Pessoas em Ambiente de Mudanças. Graduada em Comunicação
Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda, pela Universidade Ceuma. Professora
do Departamento de Comunicação da Faculdade Estácio de São Luís. Membro do Grupo de
Estudo e Pesquisa em Práticas de Jornalismo Multimídia. E-mail: sheilacbp@hotmail.com.

Références

BOTTENTUIT JUNIOR, J. B. O Aplicativo Kahoot na Educação: verificando os conhecimentos dos alunos em tempo real. In: Maria João Gomes; Antonio José Osório; Antonio Luis Valente. (Org.). Challenges 2017: Aprender nas Nuvens, Learning in the Clouds. 15ed.Braga - Portugal: Universidade do Minho - UMINHO, 2017, v. 10, p. 1587-1602.

CARVALHO, A. (Coord.). Apps para dispositivos móveis: manual para professores, formadores e bibliotecários. Lisboa: Ministério da Educação/Direção Geral, 2015.

CHAVES, E. O. C. O computador na educação e informática. Rio de Janeiro: Educom, 2016.

COSCARELLI, C. V. Tecnologias para aprender. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.

COSTA, G. S.; OLIVEIRA, S. M. B. C. Kahoot: a aplicabilidade de uma ferramenta aberta em sala de língua inglesa, como língua estrangeira, num contexto inclusivo. 6º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação. 2015. Disponível em: http://www.nehte.com.br/simposio/anais/Anais-Hipertexto-2015/Kahoot. Acesso em: 02 jan. 2018.

COUTO, E.; PORTO, C.; SANTOS, E. (Org.). App-learning: experiências de pesquisa e formação. Salvador: EDUFBA, 2016. 252 p.

DELLOS, R. Kahoot! A digital game resource for learning. In International Journal of Instructional Technology and Distance Learning. April 2015 Vol.12.Nº.4.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2015.

GUIMARÃES, D. Kahoot: quizzes, debates e sondagens. In Ana Amélia A. Carvalho (Coord.). Apps para dispositivos móveis: manual para professores, formadores e bibliotecários. Ministério da Educação, 2015.

KAHOOT!. Learning Games. [S.l.: s.n.], 2019. Disponível em: <https://kahoot.com/>. Acesso em: 16 jan. 2019.

LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 8 ed. São Paulo: Atlas 2014.

MACHADO, E.; TEIXEIRA, T. (Org.). Ensino de Jornalismo em tempos de convergência. Rio de Janeiro: E-papers, 2010.

MONTEIRO, J. C. S; RODRIGUES, S. F. N; MENDES, E. R; SILVA, A. C. B. Sociedade da aprendizagem: da ubiquidade aos novos paradigmas do app-learning. Revista Tecnologias na Educação, v. 27, p. 1-13, 2018.

MONTEIRO, J. C. S. Narrativas Hipertextuais na Educação Superior: uma proposta didática para o ensino de Jornalismo Multimídia. 2019. Dissertação (Mestrado em Cultura e Sociedade) – Universidade Federal do Maranhão, Brasil.

OLIVEIRA, C. A. Aprendizagem com mobilidade e ensino de matemática: evidências da utilização na formação inicial do pedagogo. Laplage em Revista, [S.l.], v. 3, n. 3, p. p.261-273, ago. 2017. ISSN 2446-6220. Disponível em:<http://www.laplageemrevista.ufscar.br/index.php/lpg/article/view/355>. Acesso em: 01 jun. 2018.

SALVINO, L.G.M.; ONOFRE, E. G. Tecnologia como recurso didático: uma experiência com aprendizes no ensino médio. III Congresso nacional de Educação III CONEDU. 2016. Disponível em: <http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV056_MD1_SA19_ID813_15082016151857.pdf>. Acesso em: 15 jan. 2019.

SANTAELLA, L. App-learning e a imaginação criativa a serviço da educação. In: COUTO, Edvaldo; PORTO, C; SANTOS, E. (Org.). App-learning: experiências de pesquisa e formação. Salvador: EDUFBA, 2016. 252 p.

SILVA, J.; PINTO, A. Geração C: Conectados em novos modelos de aprendizagem. Rio de Janeiro: VIII Brazilian Symposium on Games and Digital Entertainment, 2009.

TRIGUEIRO, R. M. et al. Metodologia científica. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional, 2014. 184 p.

VALENTE, J. A. Logo: conceitos, aplicações e projetos. São Paulo: Ed. McGraw-Hill, 2014. 2014.

UNESCO. Model Curricula for Journalism Education. Paris: UNESCO, 2010.

______. Diretrizes de políticas da UNESCO para a aprendizagem móvel. Paris: UNESCO, 2014.

WANG, A. I. The wear out effect of a game-based student response system. Computers in Education, 2015.

Téléchargements

Publié-e

2019-10-01

Comment citer

MONTEIRO, Jean Carlos da Silva; RODRIGUES, Sannya Fernanda Nunes; PINHEIRO, Sheila Cristina Birino. APP-LEARNING: contribuições do Kahoot no Ensino de Jornalismo. Observatoire Journal, [S. l.], v. 5, n. 6, p. 305–327, 2019. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2019v5n6p305. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6429. Acesso em: 22 nov. 2024.