TDICS E GAMES NO ENSINO MÉDIO INOVADOR: memórias de professores criativos
DOI :
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n4p500Mots-clés :
jogos, Tecnologia, Educação, História, MemóriaRésumé
O objeto de estudo de que tratou esta pesquisa diz respeito às memórias de professores colaboradores do Programa Ensino Médio Inovador (PEMI) da Escola Estadual Frederico José Pedreira Neto da rede pública de ensino de Tocantins, localizado na cidade de Palmas-TO. O PEMI - Programa Ensino Médio Inovador - PEMI foi instituído pela Portaria nº 971, de 9 de outubro de 2009, no contexto da implementação das ações voltadas ao Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE. Consiste de uma série de ações articuladas entre os estados brasileiros e o Distrito Federal em parceria com instituições públicas e privadas de educação, incluído os Institutos Federais e o Sistema S da indústria e comércio. Utilizou-a metodologia da historia oral para as três narrativas orais degravadas em formato textual para compreender as motivações pedagógicas e emocionais dos professores entrevistados durante suas vivências com o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação e Games em seu trabalho diário como educadores no ensino médio. Portanto, este artigo busca responder estas perguntas, lançando um desafio sobre a investigação do uso das TDICs e dos games a partir da análise das memórias de professores participantes do programa Ensino Médio Inovador (EMI) da Escola Frederico José Pereira Neto em Palmas, Tocantins.
Téléchargements
Références
ALBERTI, Verena. Histórias dentro da história. In: PINSKY, Carla Bassanezi (Org.). Fontes históricas. São Paulo: Contexto. 2005.
ALBERTI, Verena. Manual da Historia Oral. São Paulo: FVG Editora. 2005
ALVES, Lynn. Game over - jogos eletrônicos e violência. São Paulo: SICILIANO, 2005.
ALVES, Lynn; COUTINHO, I. J. (ORGS.). Jogos digitais e dprendizagem: fundamentos para uma prática baseada em evidências. Campinas, SP: Papirus, 2016.
ANASTASIOU, LÉA DAS GRAÇAS CAMARGOS; ALVES, LEONIR PESSATE. Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para estratégias de trabalho em aula. / org. Léa das Graças Camargos Anastasiou, Leonir Pessate Alves. - 3.ª edição / 2.ª tiragem. - Joinville, SC: UNIVILLE, 2004.
HAWLBACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais LTDA, 1990.
LE GOFF, Jacques. História e memória / Jacques Le Goff; tradução Bernardo Leitão ...[et al.]. Campinas: SP Editora da UNICAMP, 1990.
PRENSKY, Marc. Digital natives, digital immigrants. MCB University Press, Vol. 9 No. 5, 2001. Disponível em:<http://www.marcprensky.com/writing/Prensky%20-%20Digital%20Natives,%20Digital%20Immigrants%20-%20Part1.pdf>.
SANTHIAGO, Ricardo. Da fonte oral à história oral: debates sobre legitimidade. João Pessoa: SAECULUM - Revista de História, 2008.
SANTOS, Jocyléia Santana dos Santos e ZAMBONI, Ernesta (Org.). Potencialidades investigativas da educação. Goiânia: Ed. da PUC Goiás, 2010.
TORRE, Saturnino de la; PUJOL, María Antonia, SILVA, Vera L.S.S (Coord.). - Inovando na sala de aula - instituições transformadoras. Blumenau: Nova Letra, 2013.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.