O PLANALTO PAULISTA E A OPÇÃO PELA REGIONALIZAÇÃO DA GAZETA MERCANTIL: Tempos de auge e de crise

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DOI :

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n1p681

Mots-clés :

Gazeta Mercantil, Planalto Paulista, jornalismo econômico brasileiro, Campinas, encartes regionais

Résumé

Este artigo tem como objetivo contextualizar e narrar a história do encarte regional Planalto Paulista, produzido e publicado pelo jornal Gazeta Mercantil. Pensado para consolidar a marca do jornal durante seu período de expansão, o Planalto Paulista fez parte de um conjunto de outros encartes regionais lançados durante o final da década de 90 e fechados no início dos anos 2000. Para tanto, este trabalho parte de uma revisão bibliográfica sobre o jornalismo econômico brasileiro, sobre o jornal Gazeta Mercantil e, mais especificamente, sobre a criação do Planalto Paulista em 1998 e seu fechamento, em 2002. O conteúdo é complementado com entrevistas realizadas com jornalistas que trabalharam para o encarte na época.

 

PALAVRAS-CHAVE: Gazeta Mercantil; Planalto Paulista; jornalismo econômico brasileiro; Campinas; encartes regionais.

 

 

ABSTRACT

This article intends to contextualize and tell the history of Planalto Paulista, the regional insert produced and published by former newspaper Gazeta Mercantil. Planalto Paulista was intended to consolidate the newspaper brand during its expansion period and was part of a series of other regional inserts launched during the late 1990s and closed in the early 2000s. For this purpose, this work is based on a literature review on brazilian economic journalism, on Gazeta Mercantil, and more specifically on the creation of Planalto Paulista in 1998 and its closure in 2002. The content is complemented by interviews with journalists who have worked for the project at the time.

 

KEYWORDS: Gazeta Mercantil; Planalto Paulista; brazilian economic journalism; Campinas; regional section.

 

 

RESUMEN

En este artículo se pretende contextualizar y narrar la historia de la insercione regional Planalto Paulista, producido y publicado por el diario Gazeta Mercantil. Planeado para fortalecer la marca del periódico durante su período de expansión, el Planalto Paulista fue parte de un conjunto de otros insertos regionales lanzados a finales de los años 90 y que se cerró a principios de 2000. Por lo tanto, este trabajo parte de una revisión bibliográfica en el periodismo económico de Brasil en la Gazeta Mercantil, y más específicamente en la creación del Planalto Paulista en 1998 y su cierre en 2002. El contenido se complementa con entrevistas a periodistas que trabajaban para el folleto en el momento.

 

PALABRAS CLAVE: Gazeta Mercantil; Planalto Paulista; periodismo económico de Brasil; Campinas; inserciones regionales.

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Biographie de l'auteur-e

Maria Lúcia de Paiva Jacobini, Pontifícia Universidade Católica (PUC-Campinas)

Doutora e Mestre em Comunicação e Semiótica da PUC/SP. Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas, graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e especialização em Jornalismo Científico no Laboratório de Jornalismo (LABJOR) da UNICAMP. Faz parte do grupo de pesquisa Comunicação e Cultura: Barroco e Mestiçagem. Atualmente é jornalista freelancer e docente do curso de Jornalismo da Puc-Campinas. E-mail: mlpjacobini@yahoo.com.br.

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Publié-e

2018-01-01

Comment citer

JACOBINI, Maria Lúcia de Paiva. O PLANALTO PAULISTA E A OPÇÃO PELA REGIONALIZAÇÃO DA GAZETA MERCANTIL: Tempos de auge e de crise. Observatoire Journal, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 681–703, 2018. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2018v4n1p681. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/3220. Acesso em: 20 déc. 2024.