“EU PARTICIPO PORQUE...”: considerações acerca do envolvimento do cidadão comum na produção telejornalística de Imperatriz (MA)

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2023v9n1a22pt

Mots-clés :

jornalismo, formação, ensino, telejornalismo

Résumé

Este artigo é um recorte da Dissertação de Mestrado intitulada “Eu participo porque...”: reflexões sobre a participação do cidadão comum nos telejornais de Imperatriz (MA)”, que possui como objetivo entender qual a pretensão do cidadão comum em colaborar com a construção da notícia. A pesquisa também tem como finalidade compreender o porquê dessas pessoas auxiliarem o jornalista de televisão na produção noticiosa, mesmo não sendo mencionadas ou recebendo incentivo financeiro. Com uma abordagem interacionista (Blumer, 1980), esse trabalho usou como método, a técnica de coleta Survey e entrevistas semiestruturadas. Dentre os principais resultados, constatamos que a grande maioria participa pois acredita no 'poder' que os telejornais possuem de ajudar a população na solução de problemas individuais ou da comunidade.

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Bibliographies de l'auteur-e

Kellen Ceretta, Universidade Federal de Goiás

Doutoranda em Comunicação pela Universidade Federal de Goiás, Mestre em Comunicação e Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal do Maranhão.

Marcelli Alves, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Comunicação (Jornalismo e Sociedade) pela Universidade de Brasília (UnB). Professora adjunta da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e professora do mestrado em Comunicação da mesma instituição. É também vice-coordenadora do grupo de pesquisa GCiber e integrante do grupo de pesquisa Ciberjornalismo/UFMS.

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Publié-e

2023-12-31

Comment citer

CERETTA, Kellen; ALVES, Marcelli. “EU PARTICIPO PORQUE...”: considerações acerca do envolvimento do cidadão comum na produção telejornalística de Imperatriz (MA). Observatoire Journal, [S. l.], v. 9, n. 1, p. a22pt, 2023. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2023v9n1a22pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/18350. Acesso em: 15 mai. 2024.