Teoria, conhecimento e pragmática da comunicação: o paradigma pulsional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2015v1n2p136

Palavras-chave:

Teorias da comunicação, Conhecimento, Psicanálise

Resumo

Parte-se do estado da arte feito por Muniz Sodré (2012a) sobre a abordagem acadêmica do campo comunicacional e a dificuldade para defini-lo em seu aspecto "científico". No intuito de prospectar além dos paradigmas identificados por Sodré (o sociológico, dos efeitos; e o semiótico, dos códigos), propõe-se o paradigma pulsional que orienta a Transformática, teoria psicanalítica da comunicação.

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Biografia do Autor

Potiguara Mendes da Silveira Junior, Universidade Federal de Juiz de Fora

Pós-doutorado pela Universidade Nova de Lisboa (Centro de Estudos de Comunicação e Linguagem/ UNL) (2006); doutorado (1992) e mestrado (1983) em comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO / UFRJ); graduação em comunicação pela Universidade Estácio de Sá (1976); formação em psicanálise (Colégio Freudiano / NovaMente / RJ) (1975-). Professor titular da Faculdade de Comunicação da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora. Departamento de Comunicação e Artes. E-mail: potiguaramsjr@uol.com.br.

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Publicado

2015-12-08

Como Citar

SILVEIRA JUNIOR, Potiguara Mendes da. Teoria, conhecimento e pragmática da comunicação: o paradigma pulsional. Revista Observatório , [S. l.], v. 1, n. 2, p. 136–155, 2015. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2015v1n2p136. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/1573. Acesso em: 28 mar. 2024.