NETNOGRAFIA E ESPAÇOS COLABORATIVOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM: o caso do blog “estágio II UFPE 2018.2” do curso de letras-português da UFPE

Autores

  • Alexandre Machado Marques de Souza Sobrinho Universidade Federal de Pernambuco
  • Clecio dos Santos Bunzen Júnior Universidade Federal de Pernambuco
  • Emerson de Brito Sarmento Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2019v5n6p46

Palavras-chave:

Netnografia; Blogs; Ciberespaço; Educação

Resumo

Este trabalho busca apresentar a netnografia enquanto instrumento metodológico de pesquisa adequado à compressão do uso de blogs enquanto ferramentas eficazes à disseminação de conhecimentos e processos de ensino e aprendizagem no campo da educação. Em termos metodológicos, optou-se pela análise do Blogger “Estágio II UFPE 2018.2”, desenvolvido no âmbito do componente curricular “Estágio Supervisionado Obrigatório em Língua Portuguesa II”, do curso de Letras da UFPE. A partir da observação dos relatórios pedagógicos de campo, percebeu-se que o espaço criado não apenas pode ser interessante como ferramenta de ensino e aprendizagem, mas como espaço de autonomia política e liberdade de expressão, revelando-se como uma experiência exemplar, tanto para os estudos sobre blogs no contexto da educação como para os estudos sobre metodologia netnográfica.

 

PALAVRAS-CHAVE: Netnografia; Ciberespaço; Blogs; Educação.

 

  

ABSTRACT

This paper seeks to present the netnography as a methodological research instrument suitable to the compression of the use of blogs as effective tools to disseminate knowledge and teaching and learning processes in the field of education. In methodological terms, we opted for the analysis of Blogger "Stage II UFPE 2018.2", developed under the curricular component "Mandatory Supervised Internship in Portuguese Language II", of the UFPE Literature course. From the observation of the pedagogical field reports, it was noticed that the space created can not only be interesting as a teaching and learning tool, but as an area of ​​political autonomy and freedom of expression, proving to be an exemplary experience both for the studies on blogs in the context of education and for the studies on netnographic methodology.

 KEYWORDS: Netnography; Cyberspace; Blogs; Education.

RESUMEN Este trabajo busca presentar la netnografía como instrumento metodológico de investigación adecuado a la compresión del uso de blogs como herramientas eficaces a la diseminación de conocimientos y procesos de enseñanza y aprendizaje en el campo de la educación. En cuanto a la metodología, se optó por el análisis de Blogger "Etapa II UFPE 2018.2", desarrollado en el componente curricular "prácticas supervisadas obligatoria en portugués II," de las letras de la UFPE. A partir de la observación de los informes pedagógicos de campo, se percibió que el espacio creado no sólo puede ser interesante como herramienta de enseñanza y aprendizaje, sino como espacio de autonomía política y libertad de expresión, revelándose como una experiencia ejemplar tanto para los estudios sobre blogs en el contexto de la educación como para los estudios sobre metodología netnográfica. 

PALABRAS CLAVE: Netnografía; Ciberespacio; Blogs; Educación.

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Biografia do Autor

Clecio dos Santos Bunzen Júnior, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Linguística Aplicada e Professor do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. E-mail: clecio.bunzen@gmail.com.

Emerson de Brito Sarmento, Universidade Federal de Pernambuco

Graduando do Curso de Licenciatura em Letras da Universidade Federal de Pernambuco UFPE. E-mail: esarmento22@gmail.com.

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Publicado

2019-10-01

Como Citar

SOUZA SOBRINHO, Alexandre Machado Marques de; BUNZEN JÚNIOR, Clecio dos Santos; SARMENTO, Emerson de Brito. NETNOGRAFIA E ESPAÇOS COLABORATIVOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM: o caso do blog “estágio II UFPE 2018.2” do curso de letras-português da UFPE. Revista Observatório , [S. l.], v. 5, n. 6, p. 46–74, 2019. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2019v5n6p46. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6962. Acesso em: 29 mar. 2024.