AVALIAÇÃO QUADRIENAL DA CAPES: SENTENÇA OU AUXÍLIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2019v5n3p366

Palavras-chave:

Política de Formação, Processos de Formação, Capes, Avaliação Quadrienal

Resumo

A região Norte do país sempre esteve em desvantagens quando o assunto é formação superior, os dados da CAPES revelam que o número de doutores e mestres ainda não são suficientes para suprir as demandas principalmente em se falando na oferta de novos programas de pós-graduação, onde são feitos verdadeiros malabarismos, juntando áreas afins para conseguir formar quadro de docentes. E se é difícil para os cursos de exatas, saúde, como será para humanas, mais especificamente, comunicação. Esse artigo mostra um panorama atual dos programas existentes na região norte do país, tendo como referência principal a Avaliação Quadrienal realizada junto as IES e registradas via Plataforma Sucupira e onde os últimos dados divulgados são do ano de 2017.

 

PALAVRAS-CHAVE: Formação; Comunicação, PPGCom; Avaliação Quadrienal; Região Norte.

 

 

ABSTRACT

The Northern region of the country has always been at a disadvantage when it comes to higher education, CAPES data show that the number of doctors and masters is still insufficient to meet the demands, mainly in terms of offering new ones graduate programs, where they are made real juggling, joining related areas to achieve a teaching staff. And if it is difficult for courses of exact, health, as will be for human, more specifically, communication. This article shows a current panorama of the existing programs in the northern region of the country, having as main reference the Quadrennial Evaluation carried out with the HEIs and registered via the Platform Sucupira and where the latest data released are from the year 2017.

 

KEYWORDS: Formation; Communication, PPGCom; Quadrennial Evaluation; North region.

 

 

RESUMEN

La región Norte del país siempre estuvo en desventajas cuando el asunto es formación superior, los datos de la CAPES revelan que el número de doctores y maestros aún no son suficientes para suplir las demandas principalmente en hablar de la oferta de nuevos programas de postgrado, donde se hacen verdaderos malabarismos, juntando áreas afines para conseguir formar cuadro de docentes. Y si es difícil para los cursos de exacta, salud, como será para las personas, más específicamente, comunicación. Este artículo muestra un panorama actual de los programas existentes en la región norte del país, teniendo como referencia principal la Evaluación Quadrienal realizada junto a las IES y registradas vía Plataforma Sucupira y donde los últimos datos divulgados son del año 2017.

 

PALABRAS CLAVE: Formación; Comunicación, PPGCom; Evaluación cuatrienal; Región del norte.

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Biografia do Autor

Alessandra Bonfim Bacelar de Abreu Adrian, Universidade Federal do Tocantins

Mestra em Comunicação e Sociedade pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade (PPGCom-UFT). Pedagoga e Jornalitas com especialização em Educação Comunicação e Novas Tecnologias, MBA em Gestão da Comunicação e Marketing. Funcionária pública. E-mail: alessandrabacelar@gmail.com

Francisco Gilson Rebouças Porto Junior, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestre em Educação pela Faculdade de Educação (UnB) e graduado em Comunicação Social/Jornalismo (ULBRA) e Pedagogia (UnB). Atualmente é líder do Núcleo de Pesquisa e Extensão e Grupo Lattes Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino (OPAJE-UFT). É professor na Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT). Coordena pesquisas em ensino de jornalismo digital e preservação da Memória. Pesquisa sobre formação, ensino e processos educativos no Brasil, na União Europeia, CPLP/PALOPS e BRICS. E-mail: gilsonporto@uft.edu.br. 

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Publicado

2019-05-01

Como Citar

ADRIAN, Alessandra Bonfim Bacelar de Abreu; PORTO JUNIOR, Francisco Gilson Rebouças. AVALIAÇÃO QUADRIENAL DA CAPES: SENTENÇA OU AUXÍLIO. Revista Observatório , [S. l.], v. 5, n. 3, p. 366–404, 2019. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2019v5n3p366. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/6690. Acesso em: 23 abr. 2024.

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