EVALUACIÓN INSTITUCIONAL: un análisis de indicadores de desempeño institucional en una institución federal de enseñanza superior
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n6p845Palabras clave:
Palavras-chave: Avaliação Institucional. Indicadores de desempenho. Sinaes.Resumen
Esta investigación tuvo como objetivo analizar los resultados de los indicadores de desempeño institucional considerando las directrices establecidas y observando las recomendaciones oriundas de los mecanismos de Evaluación Institucional. Se caracteriza como exploratoria, descriptiva, levantamiento bibliográfico y documental, con abordaje cualitativito-cuantitativo desarrollada a partir del análisis de resultados de indicadores institucionales de los años 2016 y 2017, asociados, especialmente al Eje 3 – Políticas Académicas, del Sistema Nacional de Evaluación Superior – SINAES. Los resultados y análisis presentados tienen su aplicabilidad y relevancia institucional, en el sentido de apoyar la implementación de estrategias y acciones para el desarrollo y planeación institucional de la Universidad Federal de Tocantins.
Palabras clave: Evaluación Institucional. Indicadores de desempeño. Sinaes.
Descargas
Citas
BITTENCOURT, Hélio Radke et. al. Sobre o Índice Geral de Cursos (IGC). Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 14, n. 3, p. 667-682, nov. 2009. http://www.scielo.br/pdf/aval/v14n3/a08v14n3.pdf. Acesso em: 27 abr. 2018.
BRASIL. Instrumento de Avaliação Institucional Externa. Presencial e a Distância. Recredenciamento e Transformação de Organização Acadêmica. Brasília, 2017. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_superior/avaliacao_institucional/instrumentos/2017/IES_recredenciamento.pdf . Acesso em: 02 fev. 2018.
BRASIL. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Secretaria de Gestão.
Guia referencial para medição de desempenho e manual para construção de indicadores. Brasília, 2009a. Disponível em: < http://www.gespublica.gov.br/sites/default/files/documentos/guia_indicadores_jun2010.pdf>. Acesso em: 18 ago. 2017.
BRASIL. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Indicadores de programas: Guia Metodológico. Brasília: MP, 2010.
BRASIL. Tribunal de Contas da União. Secretaria de Educação Superior/MEC. Secretaria Federal de Controle Interno. Orientações para o cálculo dos indicadores de gestão. Decisão n. 408/2002 e Acórdãos n.1.043/2006 e n.2. Brasília: TCU, MEC, SFCI, 2009b.
BRASIL. Tribunal de Contas da União. Técnica de Auditoria: Indicadores de Desempenho e Mapa de Produtos. Brasília : TCU, Coordenadoria de Fiscalização e Controle, 2000. 32 p. Disponível em: < http://portal.tcu.gov.br/biblioteca-digital/tecnica-de-auditoria-indicadores-de-desempenho-e-mapa-de-produtos.htm> . Acesso em: 05 ago. 2017.
BRASIL. Presidência da República. Lei Nº 10.861, de 14 de abril 2004.
Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá outras providências. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/l10.861.htm>. Acesso em: 06 ago. 2017.
CHIAVENATO, Idalberto. Teoria Geral da Administração: abordagens descritivas e explicativas. V. 2. 5 ed. São Paulo: Makron Books, 1998.
CHIAVENATO, Idalberto. Teoria Geral da Administração: abordagens prescritivas e normativas da administração. V. 1. 5 ed. São Paulo: Makron Books, 1997.
DIAS SOBRINHO, José. Qualidade, Avaliação: do SINAES a índices. Avaliação, Campinas; Sorocaba, v. 13, n. 3, p. 817-825, nov. 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/aval/v13n3/11.pdf > Acesso em: 27 abr. 2018.
FERREIRA, Helder; CASSIOLATO, Martha; GONZALEZ, Roberto. Como Elaborar Modelo Lógico de Programas: um roteiro básico. Nota Técnica. Brasília: IPEA, 2007. Disponível em: < http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/nota_tecnica/2007_nt02_fevereiro_disoc.pdf> . Acesso em: 18 ago. 2017.
FORPLAD - FORUM NACIONAL DE PRÓ-REITORES DE PLANEJAMENTO E ADMINISTRAÇÃO. Indicadores de gestão. Instituições Federais de Ensino Superior. Brasília. 2003.
JANNUZZI, Paulo de M. Indicadores Sociais no Brasil. 3. Ed. Campinas: Alínea Editora, 2001. Conceitos, Fonte de Dados e Aplicações> Disponível em: https://favaretoufabc.files.wordpress.com/2014/06/januzzi-principais-indicadores-sociaiscompleto.pdf. Acesso em: 18 ago. 2017.
KAPLAN, Robert S.; NORTON, David P. A estratégia em ação: balanced scorecard. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
SANDER, Benno. Administração da Educação no Brasil: Genealogia do Conhecimento. Brasília: Liber Livro, 2007. http://www.jpe.ufpr.br/n2_r.pdf. Acesso em 03 out. 2017.
SINAES - Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior: da concepção à regulamentação. INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. 5. ed., revisada e ampliada. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2009. 328 p. Disponível em: < http://portal.inep.gov.br/documents/186968/484109/SINAES+-+Sistema+Nacional+de+Avalia%C3%A7%C3%A3o+da+Educa%C3%A7%C3%A3o+Superior+Da+Concep%C3%A7%C3%A3o+%C3%A0+Regulamenta%C3%A7%C3%A3o+5a+ed+amp/d98724bf-b529-4a88-a5f9-e62b9d6f9ebc?version=1.4> . Acesso em: 06 ago. 2017.
UFT - UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS. Plano de Desenvolvimento Institucional 2016-2020. Palmas, 2016a. Disponível em: <http://docs.uft.edu.br/share/proxy/alfresco-noauth/api/internal/shared/node/uliBUJ1lT5ej50IeDsRRLw/content/PDI%202016-2020.pdf>. Acesso em: 15 ago. 2017.
UFT - UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS. Resolução do Consuni Nº 09, de 27 de abril de 2016. Dispõe sobre a instituição do Plano de Monitoramento e Avaliação das Ações do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade Federal do Tocantins. Palmas, 2016b. Disponível em: http://docs.uft.edu.br/share/proxy/alfresco-noauth/api/internal/shared/node/S1Iww-AMRhSTWoX9pdg1Rw/content/09-2016%20-%20Plano%20de%20Monitoramento%20das%20metas%20do%20PDI%20da%20UFT.pdf. Acesso em: 22 ago. 2017.
UFT – UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS. Relatório de Gestão da Universidade Federal do Tocantins – Exercício 2017. Palmas, 2018. Disponível em: https://docs.uft.edu.br/share/s/FOw1DB6GSwCU08x-ZQwRhg . Acesso em: 20 abr. 2018.
YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos; trad. Daniel Grassi. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.