O MILITANTE POLÍTICO À PROVA DO DIFFÉREND
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n2p973Palabras clave:
Ativista, Lyotard, différend, FilosofiaResumen
Esse texto apresenta um exemplo do conceito de différend, original e pragmático : o caso de Jean-François Lyotard, que podemos nomear como sendo “autobiográfico”, até um certo ponto. Este caso relata o desafio intelectual, prático e afetivo, que Lyotard sofreu com o a sua saída da militância política, no caso o marxismo, e a perda concomitante dos amigos de militância. Lyotard se engajou na militância política em 1954, quando participou das atividades práticas e teóricas do grupo que publicava na França a Revista Socialismo ou Barbárie. Ele militou neste grupo marxista cerca de doze anos. A militância política era vista pelo grupo como uma exigência de engajamento existencial. Esse engajamento existencial reclamava de todos uma maneira de viver específica. Isso quer dizer, que o sentido de uma vida de ativista político era indissociável da sua maneira de pensar e de agir na guerra entre os exploradores e os explorados. Mas a ocorrência de um evento inesperado causará uma fissura no centro deste engajamento existencial. Essa mudança acontecerá devido a um sentimento de suspeita sobre a legitimação do discurso marxista. Esse sentimento abre uma ferida no militante, à medida em que ele começa a suspeitar da “validade do discurso marxista em compreender as mudanças do mundo contemporâneo”. Esse sentimento assinala que existe “alguma coisa” que ele nomeará a posteriori différend, ou seja : um tipo de contradição ou de conflito que é irredutível à dialética, mesmo marxista. E é precisamente a busca dessa “alguma coisa” que vai trabalhar o militante, ou seja, exigirá dele uma nova transformação de si. O que nos interessa aqui especialmente, é a maneira pela qual Lyotard trabalha esta fissura, essa dor da perda de legitimação e consequentemente da amizade dos camaradas de militância. Perda imperdoável (aos olhos dos amigos de luta) e irreparável, que o obrigará a colocar em novos termos o principio que orienta a sua maneira de pensar e de viver.
PALAVRAS-CHAVE: Ativista; Lyotard; différend; Filosofia.
Descargas
Citas
FOUCAULT, M., François Ewald, Alessandro Fontana, et Frédéric Gros. L’herméneutique du sujet: cours au Collège de France, 1981-1982. Hautes études. Paris : Gallimard Seuil, 2001.
—. Frédéric Gros, François Ewald et Alessandro Fontana. Le Courage de la Vérité. Le gouvernement de soi et des autres II. Cours au collège de France. 1984. Hautes études. Paris : Gallimard Seuil, 2009.
—. Henri-Paul Fruchaud, et Daniele Lorenzini. L’origine de l’herméneutique de soi: conférences prononcées à Dartmouth College, 1980. Philosophie du présent. Paris : J. Vrin, 2013.
—. Subjectivité et vérité: cours au Collège de France, 1980-1981. Hautes études. Paris : EHESS Gallimard Seuil, 2014.
LYOTARD, J-F. Dérive à partir de Marx et Freud. 10-18 754. Paris : Union générale d’éditions, 1973.
—. Instructions païennes. Débats. Paris : Galilée, 1977.
—. Le différend. Collection Critique. Paris : Les éd. de Minuit, 1983.
—. Pérégrinations : loi, forme, événement. Débats. Paris : Galilée, 1990.
—. Rudiments païens: genre dissertatif. Continents philosophiques 6. Paris : Klincksieck, 2011.
PRADO, P. « Le sentiment du différend ou la critique de raison communicationnelle » in Prado, P., Cany, B., Poulain, J. (org.) Passages de Jean-François Lyotard : rencontre internationale, Paris, 14-17 octobre 2009. Paris : Hermann, 2011.
—. « La dette d’affect », in L’exercice du différend – J.-F. Lyotard, Actes du Colloque international org. par D. Lyotard, J.-Cl. Milner et G. Sfez, Paris : Collège international de philosophie / PUF, 2001.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.