Memória y cine doméstico en Super 8: la familia Assis en Juiz de Fora (MG)
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2015v1n3p181Palabras clave:
Audiovisual, memoria, Súper 8, cine domésticoResumen
En este artículo, abordamos la memoria como un objeto de estudio, la película cinematográfica Súper 8 y el cine doméstico. En la base teórica, utilizamos autores como Andreas Huyssen y Pierre Nora (memoria), Roger Odin y Lila Foster (cine doméstico). Nuestro objetivo es presentar las películas en Súper 8 realizadas por el fotógrafo Marcio Assis en la década de 1970 con el fin de verificar la relación entre la narrativa oral actual mediante el registro de información de audio de la película en comparación con su narrativa visual acerca de la propia familia, en la década de 1970. También hacemos un estudio de cómo la familia de Marcio Assis asiste a estas películas, unos cuarenta años más tarde, mediante la recopilación de testimonios en las redes sociales y entrevistas.
Descargas
Citas
ÁLVAREZ, Efrén Cuevas. De vuelta a casa: Variaciones del documental realizado con cine doméstico. In: La casa abierta: el cine doméstico y sus reciclajes contemporáneos. Ayuntamiento de Madrid, 2010. p. 121-166.
ASSIS, Bianca Vieira Marques. Filmes domésticos de Júlio e Márcio Assis. 25 jun. 2014. Depoimento concedido a Ana Clara Campos dos Santos por meios eletrônicos.
ASSIS, Ana Carolina Furtado de. Filmes domésticos de Júlio e Márcio Assis. Juiz de Fora. 16 mai. 2014. Depoimento concedido a Ana Clara Campos dos Santos em áudio.
ASSIS, Márcio de Alcântara. Comentários dos filmes do acervo de Super 8 de Márcio Assis. Juiz de Fora. 11 mai. 2014. Depoimento dado a Ana Clara Campos dos Santos em áudio.
ASSIS, Mariana Furtado. Filmes domésticos de Júlio e Márcio Assis. 26 jun. 2014. Depoimento concedido a Ana Clara Campos dos Santos por meios eletrônicos.
CARUSO, Carlos Alberto Antonio. Conceitos fundamentais para o estudo do filme doméstico. In: O filme de família: O Fascínio da Preservação da Imagem, Histórias e Memórias. 2012. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, 2012. cap. 01, p. 13-32. Disponível em: <http://portal.anhembi.br/wp-content/uploads/Dissertacao_Carlos_Alberto_Antonio_Caruso1.pdf>. Acesso em: 11 mar. 2015.
DARGY, P. A prática do super 8 / P. Dargy, N. Bau; adaptação e prefácio da ed. Brasileira de Abrão Berman; (tradução de Luiz Roberto S. Malta). - 4. ed. - São Paulo: Summus, 1979.
FOSTER, Lila Silva. Conceitos fundamentais para o estudo do filme doméstico. In: Filmes domésticos: uma abordagem a partir do acervo da Cinemateca Brasileira. 2010. Dissertação (Mestrado em Imagem e Som) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2010. cap. 01, p. 17-53. Disponível em: <http://www.bdtd.ufscar.br/htdocs/tedeSimplificado/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2965>. Acesso em: 11 mar. 2015.
HOME Movie Day Rio. 2013. Apresenta informações sobre inscrições e programação do evento Home Movie Day Rio, ano de 2013. Disponível em: <http://homemoviedayrio.wordpress.com/>. Acesso em: 11 mar. 2015. Site.
HUYSSEN, Andreas. Passados presentes: mídia, política, amnésia. In: Seduzidos pela memória: arquitetura, monumentos, mídia. 2. ed. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2004. cap. 01, p. 09-40.
LEAL, Marília Muniz. Filmes de família: lembrança e documento. 2013. 62 f. Monografia (Bacharel em Comunicação Social, habilitação cinema). Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2013. Disponível em: <http://www.rascunho.uff.br/ojs/index.php/rascunho/article/view/49/31>. Acesso em: 11 mar. 2015.
LINS, Consuelo; BLANK, Thais. Filmes de família, cinema amador e a memória do mundo. Significação. Vol. 39, nº 37, 2012. p. 52-54. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/significacao/article/view/71254>. Acesso em: 11 mar. 2015.
NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. In: Projeto História. São Paulo, dez. 1993. p. 07-28.
ODIN, Roger. El cine doméstico en la instituición familiar. In: La casa abierta: el cine doméstico y sus reciclajes contemporáneos. Ayuntamiento de Madrid, 2010. p. 39-60.
SILVA, Armando. O arquivo do álbum de fotografias. In: Álbum de família: a imagem de nós mesmos. São Paulo: Senac, 2008. cap. 02, p. 41-75.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.