CULTURA LOCAL EN ESCENA: producciones independientes en la cobertura periodística del sitio web Cultura Plural
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2021v7n4a5enPalabras clave:
Folk communication, Culture, Cultural journalism, University OutreachResumen
The article discusses the representativeness of cultural groups in Ponta Grossa/PR on the website Cultura Plural - the result of a university outreach project of the Journalism course at the State University of Ponta Grossa in operation since 2011 - to identify local culture marks and characteristics of the journalistic production. Based on studies of cultural journalism and the notion of culture supported by the theoretical framework of folk communication, the work aims to problematize the space dedicated to cultural manifestations of an independent and community character that were published by the website between 2018 and 2019. From this reflection, we seek to analyze the most represented cultural groups in reports published by the project, from aspects such as agendas approaches and cultural themes.
Descargas
Citas
AMPHILO, M. I. Fundamentos teóricos da folkcomunicação. Revista Comunicação & Sociedade, v. 35, n. 1, 2013. pp. 89-110. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/CSO/article/view/3104.
ANDRADE, E. et. al. Aspectos da produção extensionista na área cultural: Indicadores do projeto Cultura Plural (Jornalismo UEPG). Anais… Porto Alegre/RS, XX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul, 2019.
BELTRÃO, L. Folkcomunicação: um estudo dos agentes e dos meios populares de informação de fatos e expressão de idéias. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2001.
BOMFIM, I.; WOITOWICZ, K. J.; CASTRO, J.; VILLANUEVA, M. O Carnaval em Ponta Grossa e a cobertura jornalística do Cultura Plural: os desafios do jornalismo cultural nos Campos Gerais. Cadernos de Comunicação, v. 24, n. 1, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/38901.
CUNHA, L.; TEIXEIRA, N. O jornalismo cultural e a lógica do iceberg. Revista Mediação, vol. 7, n. 6, 2008. Disponível em: http://www.fumec.br/revistas/mediacao/article/view/261/258.
FARIAS JÚNIOR, J. F. Política de representação e identidade social na cultura popular: uma análise pragmática por meio das práticas discursivas dos agentes sociais e da mídia. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP, 2008.
GADINI, S. L. Interesses Cruzados: a produção da cultura no jornalismo brasileiro. São Paulo: Paulus, 2009.
MELO, J. M. Mídia e cultura popular: história, taxionomia e metodologia da folkcomunicação. São Paulo: Paulus, 2008.
PIZA, D. Jornalismo Cultural. 3ª ed. São Paulo: Contexto, 2009.
TRIGUEIRO, O. M. Festas populares. In: Gadini, S. L.; Woitowicz, K. J. Noções básicas de folkcomunicação. Ponta Grossa: Ed. UEPG, 2007.
TRIGUEIRO, O. M. O ativista midiático da rede folkcomunicacional. Revista Internacional de Folkcomunicação, vol. 4, n. 7, 2006. Disponível em: https://www.revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/536.
WOITOWICZ, K. J.; GADINI, S. L. Jornalismo, produção cultural e lógicas de mercado: contribuições da folkcomunicação para a análise do jornalismo cultural. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, vol. 14, n. 27, 2017. pp. 272-281.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.