LA UNIVERSIDAD FEDERAL DE RORAIMA: educomunicación y tecnología mobile en tiempos de Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2020v6n3a11enPalabras clave:
Educommunication, Mobile technology, Federal University of RoraimaResumen
Esta propuesta de investigación busca analizar los procesos de educomunicación movilizados por la Universidad Federal de Roraima (UFRR) en un intento de continuar las actividades durante el período de la pandemia de Covid-19. Para eso, los teóricos fueron movilizados para discutir: Covid-19; el amazonas; educomunicación y tecnología mobile. A partir de una investigación en el portal UFRR y los datos empíricos recopilados con los cursos de pregrado en Comunicación Social-Periodismo y, Licenciatura en Artes Visuales, nos dimos cuenta de dificultades técnicas y didácticas. Sin embargo, UFRR ha estado movilizando diferentes estrategias, como el documento #Aprendizaje Nunca Para, con el fin de investigar y habilitar estrategias educomunicacionales que utilicen la educación a distancia y la tecnología mobile.
Descargas
Citas
ARAGÓN, Luis Eduardo. (2018). A dimensão internacional da Amazônia: um aporte para sua interpretação. Universidade Federal do Pará (UFPA). Available at: <http://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/5676/4254 MARTÍN->. Accessed at: 20 mar. 2020.
CITELLI, Adilson. (2015). Tecnocultura e educomunicação. Rizoma, Santa Cruz do Sul, v. 3, n. 2, p. 63, dezembro. Available at: <https://online.unisc.br/seer/index.php/rizoma>. Accessed at: 12 mar. 2020.
DE MASI, Domenico. (2020) Coronavírus anuncia revolução no modo de vida que conhecemos. Folha de São Paulo, São Paulo, 22/03/2020. Available at: <https://www1.folha.uol.com.br/ilustrissima/2020/03/coronavirus-anuncia-revolucao-no-modo-de-vida-que-conhecemos.shtml>. Accessed at: 25 mar. 2020.
FREIRE, Paulo. (2016). Pedagogia do Oprimido. 60 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
GOMES, Sandra Maria de Morais (2009). A educação a Distância na formação Superior em Roraima: um estudo de caso sobre a licenciatura em Pedagogia da FARES/RR. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas.
MARQUES, Fernanda Telles; TALARICO, Blueth Sabrina Lobo Uchoa. (2016). Da comunicação popular à educomunicação: reflexões no campo da “Educação como cultural”. Atos de Pesquisa em Educação, Blumenau – vol. 11, n. 2, ago./nov. 2016, p.422-443.
MARTÍN BARBERO, Jesus. (2000). Desafios culturais da comunicação à educação. Comunicação & Educação, (18), 51-61. Available at: <https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v0i18p51-61>. Accessed at: 03 jan. 2000.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, MEC, Brasil. PORTARIA Nº 343, DE 17 DE MARÇO DE 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Available at: <http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376>. Accessed at: 22 abr. 2020.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, MEC, Brasil. PORTARIA Nº 345, DE 19 DE MARÇO DE 2020. Altera a Portaria MEC nº 343, de 17 de março de 2020. Available at: <https://www.normasbrasil.com.br/norma/portaria-345-2020_390992.html>. Accessed at: 22 abr. 2020.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. (2020). O que é Coronavírus. Available at: <https://coronavirus.saude.gov.br/>. Accessed at: 31 mar. 2020.
ONU. (2020). Coronavírus: UNESCO reúne organizações, sociedade civil e setor privado em coalizão pela aprendizagem. Available at: <https://nacoesunidas.org/coronavirus-unesco-reune-organizacoes-sociedade-civil-e-setor-privado-em-coalizao-pela-aprendizagem/>. Accessed at: 31 mar. 2020.
ONU. (2020). Organização Mundial da Saúde classifica novo covid-19 como pandemia. Available at: <https://nacoesunidas.org/organizacao-mundial-da-saude-classifica-novo-coronavirus-como-pandemia/>. Accessed at: 20 mar. 2020.
UFRR (2020). Painel de Indicadores da UFRR. Available at: <https://painel.proeg.ufrr.br/discente/resumo>. Accessed at: 12 fev. 2020.
PROEG/UFRR (2020). - #Aprendizaje Nunca Para. Available at: <http://ufrr.br/conselhos/>. Accessed at: 22 abr. 2020.
UFRR/GR. Portaria Normativa 001/2020-GR/UFRR. Regulamentar o Regime Acadêmico Especial – RAE para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavirus (COVID-19). Available at: <http://ufrr.br/conselhos/index.php?option=com_phocadownload&view=category&id=602:2020&Itemid=403>. Accessed at: 22 abr. 2020.
UFRR/GR. Portaria Normativa 004/2020-GR/UFRR. Tornou sem efeito a Portaria Normativa UFRR/GR nº 001, de 16 de março de 2020 e instituía o Regime Acadêmico Especial (RAE) no âmbito da UFRR. Available at: <http://ufrr.br/conselhos/index.php?option=com_phocadownload&view=category&id=602:2020&Itemid=403>. Accessed at: 22 abr. 2020.
UFRR/GR. Portaria Normativa 005/2020-GR/UFRR. Organiza os Planos de Trabalho dos serviços essenciais da UFRR. Available at: <http://ufrr.br/conselhos/index.php?option=com_phocadownload&view=category&id=602:2020&Itemid=403>. Accessed at: 22 abr. 2020.
UFRR/GR. Portaria Normativa 006/2020-GR/UFRR. Dispõe sobre as medidas de prevenção e adequação do funcionamento da Universidade Federal de Roraima (UFRR) às determinações oficiais referentes à emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do Coronavírus (COVID-19). Available at: <http://ufrr.br/conselhos/index.php?option=com_phocadownload&view=category&id=602:2020&Itemid=403>. Accessed at: 22 abr. 2020.
UNESCO. (2020). Fechar escolas desestabilizou vida de crianças; como podemos ajudá-las a continuar aprendendo. Available at: <https://nacoesunidas.org/artigo-fechar-escolas-desestabilizou-a-vida-de-criancas-em-todo-o-mundo-como-podemos-ajuda-las-a-continuar-aprendendo/>. Accessed at: 22 abr. 2020.
SOUSA SANTOS, Boaventura S. (2020). A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Edições Almedina S. A.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.