Chamada Pública 001/2016 para apresentação de Propostas de Dossiês Temáticos para publicação na Revista Observatório (ISSN nº 2447-4266)

2016-12-19

A Revista Observatório, periódico trimestral mantido pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino (OPAJE) da Universidade Federal do Tocantins (UFT) em parceria com o Grupo de Pesquisa Democracia e Gestão Social (GEDS) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-Tupã),  atualmente classificada como B2 no Qualis Capes e indexada em mais de 120 bases internacionais, convida a comunidade acadêmica para apresentar propostas de publicação de Dossiês Temáticos sobre temas relevantes e/ou emergentes no campo das pesquisas em comunicação, jornalismo e educação.

Serão selecionadas até 10 (dez) propostas para publicação nos números de 2018 e 2019 da Revista Observatório. O dossiê se constitui em um conjunto de artigos inéditos articulados em torno de um tema que expresse uma contribuição relevante no campo das pesquisas em comunicação, jornalismo e educação, em língua portuguesa, inglesa, francesa ou espanhola.

Não serão aceitas propostas que já tenham sido temáticas publicadas em outros dossiês da revista nos últimos dois anos.

A proposta deve conter de 6 a 10 artigos de pesquisadores nacionais e/ou internacionais sobre o tema proposto. A proposta também poderá incluir contribuições para as seções Entrevista e Resenha.

A vinculação dos autores deve demonstrar abrangência institucional e regional diversificada.

No mínimo, um artigo deve ser de autoria de pesquisador vinculado a instituição estrangeira. Os artigos devem se adequar à linha editorial de Revista Observatório, privilegiando a publicação de textos inéditos que trazem uma efetiva contribuição para o avanço da pesquisa comunicação em suas interfaces, sendo aceitos manuscritos que apresentem: 1) resultados de pesquisas empíricas ou teóricas ou 2) revisões críticas sistemáticas e integrativas da produção científica e acadêmica na área. Mais informações sobre a revista estão disponíveis em https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/about.

Os proponentes serão os organizadores do dossiê e devem ser pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e/ou pesquisa nacionais ou estrangeiras que possuam reconhecida competência acadêmica na área temática do dossiê.

Cada proponente poderá enviar somente uma proposta de dossiê. Os proponentes devem ter seus currículos disponíveis e atualizados por ocasião da inscrição.

Uma vez aprovada a sua proposta, os organizadores deverão acompanhar a produção editorial do dossiê durante todas as etapas, atuando como intermediários entre os editores e os autores dos artigos para resolver questões relacionadas à revisão sugerida pelos pareceres externos, à revisão de linguagem e normalização bibliográfica, à sua edição e outras demandas que porventura surgirem relacionadas à produção do periódico.

Os organizadores são responsáveis por manter o sigilo durante todo o processo de avaliação pelos pares, conforme regras de avaliação duplo cega da revista, bem como assegurar o cumprimento dos prazos durante o processo de avaliação e de editoração.

Os organizadores ficarão encarregados de preparar um texto de apresentação do dossiê que comporá o editorial do número. Os organizadores poderão participar do número como autores ou coautores de no máximo um artigo que comporá o dossiê. Os organizadores não serão remunerados pela revista.

O prazo final para o envio de propostas é 01/05/2017.

As propostas devem ser enviadas à Revista Observatório, por meio do e-mail gilsonportouft@gmail.com  e devem conter as seguintes informações:

  1. Título do dossiê proposto.
  2. Nome e currículo resumido do(s) organizador(es) do dossiê.
  3. Ementa e breve justificativa sobre a escolha do tema.
  4. Estrutura do dossiê, contendo:

(a) Lista dos artigos que comporão o dossiê, contendo: títulos e resumos de cada artigo (máximo de 150 palavras cada um).

(b) Nome e currículo resumido dos colaboradores do dossiê.

O prazo para análise de uma proposta de dossiê é de aproximadamente um mês, ao final do qual os organizadores receberão um e-mail informando sobre o resultado e um breve parecer sobre a proposta apresentada.

Serão considerados como critérios para avaliação das propostas:

- adequação à política editorial de Revista Observatório, especialmente em relação à sua contribuição para o avanço do conhecimento no campo comunicacional e suas interfaces;

- relevância e originalidade dos artigos em relação aos temas abordados em outros periódicos comunicacionais no Brasil;

- clareza, coerência e organicidade dos artigos em relação à proposta como unidade temática,

- abrangência institucional e regional dos autores;

- inserção dos autores em relação às temáticas de seus artigos, bem como em relação à temática geral do dossiê.

Será automaticamente eliminada a proposta que descumprir algum dos itens desta Chamada.

Caso a proposta seja aprovada, os organizadores deverão providenciar a submissão dos artigos através do sistema de submissão da revista pelos seus respectivos autores  (https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/login).

Os artigos devem seguir as normas editoriais da revista disponíveis em https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/about/submissions  e serão submetidos a uma avaliação prévia pela Comissão Editorial, para verificar o cumprimento das normas editoriais e a adequação dos mesmos à linha editorial de Revista Observatório.

Após essa etapa, os artigos serão também avaliados por pareceristas externos, indicados pelos organizadores.

 

Caso necessário, a Comissão Editorial poderá solicitar alterações ou exclusão de artigos do dossiê dentro do prazo acordado com os organizadores.

Palmas, 19 de dezembro de 2016.

Comissão Editorial - Revista Observatório.