A INFLUÊNCIA DOS YOUTUBERS DO SEGMENTO DA BELEZA SOBRE PRÁTICAS DE CONSUMO NO CENÁRIO PALMENSE

Authors

  • Suzana Gilioli da Costa Nunes Universidade Federal do Tocantins
  • André Gonzaga Aires Universidade Federal do Tocantins
  • Marcelo Barbosa Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2019v5n5p351

Keywords:

marketing, marketing digital, youtube, youtuber, consumo

Abstract

Este trabalho teve como objetivo avaliar o comportamento dos consumidores na decisão de compra perante a influência dos YouTubers, referente ao segmento da beleza no mercado da cidade de Palmas – TO. O método da pesquisa foi uma análise quantitativa para dados qualitativos, sendo assim uma pesquisa qualitativa com análise de dados quantitativos, do tipo descritiva. Foram abordados 225 entrevistado em 26 horas, dentro do munícipio.  A análise dos dados foi feita a partir de um perfil traçado de cada consumidor, após isso foi feito o cruzamento desses perfis, que resultou em fatores de similaridades e diferenciação entre eles, onde apontou a forma como os influenciadores digitais e seus vídeos impactam esses consumidores.

 

PALAVRAS-CHAVE: marketing; marketing digital; youtube; youtubers, consumo.

 

 

ABSTRACT

The objective of this work was to evaluate the behavior of consumers in the decision to buy before the influence of the YouTubers, referring to the segment of beauty in the market of the city of Palmas - TO. The method of the research was a quantitative analysis for qualitative data, being a qualitative research with quantitative data analysis, of the descriptive type. 225 interviewees were approached in 26 hours within the municipality. The analysis of the data was made from a profiled profile of each consumer, after which the profiles were cross-referenced, which resulted in factors of similarity and differentiation between them, where he pointed out how digital influencers and their videos impact these consumers .

 

KEYWORDS: marketing; digital marketing; youtube; youtubers, consumption.

 

 

RESUMEN

Este trabajo tuvo como objetivo evaluar el comportamiento de los consumidores en la decisión de compra ante la influencia de los YouTubers, referente al segmento de la belleza en el mercado de la ciudad de Palmas - TO. El método de la investigación fue un análisis cuantitativo para datos cualitativos, siendo así una investigación cualitativa con análisis de datos cuantitativos, del tipo descriptivo. Se abordaron 225 entrevistados en 26 horas, dentro del municipio. El análisis de los datos se hizo a partir de un perfil trazado de cada consumidor, después de eso se hizo el cruce de esos perfiles, que resultó en factores de similitudes y diferenciación entre ellos, donde apuntó la forma como los influenciadores digitales y sus videos impactan a esos consumidores.

 

PALABRAS CLAVE: comercialización; marketing digital; youtube; youtubers, consumo.

 

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Suzana Gilioli da Costa Nunes, Universidade Federal do Tocantins

Pós doutora em Administração pela UNESP, doutora em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestre em Gestão da Qualidade pela Unicamp. Graduada em Administração pela PUC. Atualmente é professora adjunta do curso de Administração da Universidade Federal do Tocantins. E-mail:   suzanagilioli@yahoo.com.br

André Gonzaga Aires, Universidade Federal do Tocantins

Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Tocantins. E-mail:   andreaires@yahoo.com.br

Marcelo Barbosa, Universidade Federal de Goiás

Doutor  em Administração pela FEI, Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, Graduado em Ciências Econômicas pela PUC.  Atualmente é professor adjunto na Universidade Federal de Goiás. E-mail:   marcelobarbosa@ufg.com.br

References

ABREU, Paula Regina Waltrick: Youtubers: A Geração Influenciadora da Internet, 2016.
BARBOSA, JULIANA DOS SANTOS et al. A INFLUÊNCIA DOS YOUTUBERS SOBRE AS PRÁTICAS DE CONSUMO. 2017.
BONETTI, Gabriel. Motivação dos funcionários em um escritório de contabilidade: aplicação do modelo dos dois fatores de Frederick Herzberg. 2010. Monografia (Bacharelado em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC – Santa Catarina.
BORDIN FILHO, Sady. Marketing Pessoal: dicas para valorizar a sua imagem. 5.ed. Rio de Janeiro: Record, 2002.158p.
BRITO, Michelle Paulino: Ascenção dos youtubers: Linguagem e Formato dos Novos Produtores de Vídeo da Web. Instituto de Ensino Superior de Brasília (IESB). Brasília, 2016.
BURGESS, Jean; GREEN, Joshua. A cauda longa: do mercado de massa para o mercado de nicho. Rio de Janeiro:Campus,2009.
BUSSAB, Wilton de O, e MORETTIN, Pedro A. Estatística Básica. 5ª edição. São Paulo: Saraiva, 2002.
CASTELLS, Maniel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Tera,1999.
CAPOMACCIO, G. Consumo e cuidado ambiental nas narrativas juvenis: trajetórias e relatos de vida de jovens universitários do Litoral de São Paulo. Revista Observatório, v. 2, n. 2, p. 95-112, 30 maio 2016. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2016v2especial1p95.
CRESCITELLI, Edson; TAGAWA, Yumi. A influência dos blogs na decisão de compra: um estudo exploratório no segmento de beleza. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2015.
CRONBACH, J. L. My current t procedures. Educational and Psychological Measurement, v. 64, n. 3, Junho, 2004.
DALFOVO, Michael Samir; LANA, Rogério Adilson; SILVEIRA, Amélia. Métodos quantitativos e qualitativos: um resgate teórico. Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, Blumenau, v.2, n.4, p.01- 13, Sem II. 2008.
DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo.2 ed. Rio de Janeiro: Contraponto. 1997. 221.p.
DESLAURIERS J. P. Recherche qualitative: guide pratique. Québec (Ca): McGrawHill, Éditeurs, 1991.
ENGEL, J. F.; BLACKWELL, R. D.; MINIARD, P. W. Comportamento do consumidor. Rio de Janeiro: LTC, 2000. 8ª edição.
HONORATO, Gilson. Conhecendo o Marketing. Barueri: Manole, 2004.
KARSAKLIAN, Eliane. Comportamento do consumidor. São Paulo: Atlas, 2000.
KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
MUSSE, C.; SANTOS, A. C. Memória e filmes domésticos em Super 8: a família Assis em Juiz de Fora - MG. Revista Observatório, v. 1, n. 3, p. 181-200, 26 dez. 2015. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2015v1n3p181.
NUNES, S.; MORAES, N. R. DE; NASCIMENTO, R. R. DO. A PROMOÇÃO DA TRANSPARÊNCIA E DO ACESSO À INFORMAÇÃO E DADOS PÚBLICOS VIA INTERNET: um estudo no Estado do Tocantins. Revista Observatório, v. 5, n. 1, p. 396-427, 14 jan. 2019. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2019v5n1p396.
NUNES, S. Capacidade de Absorção do Conhecimento e a Comunicação com o Ambiente Externo: Uma Análise em Empresas de Palmas/TO. Revista Observatório, v. 1, n. 1, p. 123-146, 30 set. 2015. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2015v1n1p123.
NUNES, S.; PORTO JUNIOR, F. G. R.; MORAES, N. CONHECIMENTO E ORGANIZAÇÃO: indicativos pós-Bolonha de uma sociedade em construção. Revista Observatório, v. 3, n. 6, p. 338-353, 1 out. 2017. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n6p338.
FARIA, D. C. DE; ALVES, E. J.; NUNES, S. G. DA C. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UFT/UAB NA PERCEPÇÃO DOS DISCENTES. Revista Observatório, v. 5, n. 3, p. 166-187, 1 maio 2019. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2019v5n3p166.
NUNES, S.; LEAL, T. DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO ENSINO A DISTÂNCIA NO TOCANTINS: um estudo do curso de Administração Pública a distância da UFT. Revista Observatório, v. 5, n. 3, p. 85-117, 1 maio 2019. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2019v5n3p85.
ONEDA, Luana Lays; PERIN, Mariana. A influência da maquiagem na imagem pessoal. Curso Superior em Tecnologia de Cosmetologia e Estética da Universidade do Vale doItajaí – UNIVALI, Balneário Camboriú, Santa Catarina, 2008.
OTHON, R.; COELHO, M. COMUNICAÇÃO DE MARCAS EM REDES SOCIAIS NA INTERNET: Estilos de Abordagem Publicitária no Instagram. Revista Observatório, v. 2, n. 3, p. 221-245, 31 ago. 2016. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2016v2n3p221.
SILVEIRA JUNIOR, P. Teoria, conhecimento e pragmática da comunicação: o paradigma pulsional. Revista Observatório, v. 1, n. 2, p. 136-155, 8 dez. 2015. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2015v1n2p136.
TREVISAN, M.; DE PRÁ, E.; GOETHEL, M. Meme: intertextualidades e apropriações na Internet. Revista Observatório, v. 2, n. 1, p. 277-298, 1 maio 2016. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2016v2n1p277.

Published

2019-08-01

How to Cite

NUNES, Suzana Gilioli da Costa; AIRES, André Gonzaga; BARBOSA, Marcelo. A INFLUÊNCIA DOS YOUTUBERS DO SEGMENTO DA BELEZA SOBRE PRÁTICAS DE CONSUMO NO CENÁRIO PALMENSE . Observatory Journal, [S. l.], v. 5, n. 5, p. 351–391, 2019. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2019v5n5p351. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/8225. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Dossiê Temático II / Thematic dossier II / Dossier temático II

Most read articles by the same author(s)