VIDAS FOTOGRAFICAMENTE EDITADAS
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2019v5n5p241Keywords:
Fotografias, redes sociais, arte e literaturaAbstract
Neste texto discutimos alguns aspectos relacionados ao uso de fotografias em redes sociais. A nossa abordagem questiona o fato de a fotografia ser apresentada de forma geralmente editada, a fim de passar uma impressão falseada daquilo que o internauta realmente é. A nossa discussão também chama a atenção para o fato de que as vidas perfeitas divulgadas nas fotografias pessoais postadas na rede mundial de computadores contribuem também para a implantação de preconceitos contra os que não se encaixam no padrão de aparência ditado. Partiremos de um texto poético e, por isso, traremos algumas reflexões acerca da literatura como arte e a literatura de Álvaro de Campos, heterônimo de Fernando Pessoa.
PALAVRAS-CHAVE: Fotografias; redes sociais; arte e literatura.
ABSTRACT
In this text we discuss some aspects related to the use of photographs in social networks. Our approach questions the fact that the photograph is presented in a generally edited way, in order to give a false impression of what the user really is. Our discussion also draws attention to the fact that the perfect lives revealed in personal photographs posted on the World Wide Web also contribute to the introduction of preconception against those who do not fit into the dictation appearance pattern. We will start with a poetic text and, therefore, we will bring some reflections about literature as art and the literature of Álvaro de Campos, heteronymous of Fernando Pessoa.
KEYWORDS: Photographs; social networks; art and literature.
RESUMEN
En ese texto discutimos algunos aspectos relacionados al uso de fotografías en redes sociales. Nuestro abordaje cuestiona el hecho de la fotografía ser presentada de forma generalmente editada, con el fin de transmitir una impresión falsa de aquello que el internauta realmente es. Nuestra discusión también llama la atención para el hecho de que las vidas perfectas divulgadas en las fotografías personales publicadas en la red mundial de computadoras contribuyen también para la implantación de prejuicios contra los que no se encajan en el patrón de apariencia dictado. Partiremos de un texto poético y, por ello, traemos algunas reflexiones acerca de la literatura como arte y la literatura de Álvaro de Campos, heterónimo de Fernando Pessoa.
PALABRAS CLAVE: Fotografías; redes sociales; arte y literatura.
Downloads
References
COUTINHO, Afrânio. Notas de Teoria da Literatura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.
FABRIS, Annateresa. Fotografia e artes visuais no período das vanguardas históricas. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011.
KOSSOY, Boris. Os tempos da fotografia - o efêmero e o perpétuo. Cotia, São Paulo: Ateliê Editorial. 2007.
LAJOLO, Marisa. Literatura: leitores & leitura. São Paulo: Moderna, 2001.
PESSOA, Fernando. Obra poética IV - Poemas de Álvaro de Campos. Porto Alegre (RS): L&PM, 2006.
SALKELD, Richard. Como ler uma fotografia. Trad. Denis Fracalossi. São Paulo: Gustavo Gili, 2014.
SEABRA, José Augusto. Fernando Pessoa ou o Poetodrama. Série Temas Portugueses. Lisboa: Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 1988.
SONTAG, Susan. Sobre fotografia. Trad. Rubens Figueiredo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.