THE ERASURE OF THE JOURNALISTIC SENSE OF COLLECTIVE CONSTRUCTION BY INDIVIDUATION: "Thank you for your information!"
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2019v5n6p352Keywords:
Telejornais, Construção coletiva, Personalização de jornalistas, Rede GloboAbstract
The personalization of journalists in the “live” entries as opposed to the sense of journalism as a collective construction is undergoing a process of naturalization on Rede Globo newscasts. This posture conflicts with the purposes of the field: it amplifies the political power credited to journalism by personalizing, via enunciation, daily actions intrinsic to the profession to intensify the credibility that differentiates companies, newspapers and journalists. Possessive pronouns, verbal conjugations in the first person singular and the adjective "thank you" are the main manifestations of this practice, which has been growing in recent years. To unveil these meanings, the qualitative sampling fell on Jornal Hoje, Jornal Nacional and Jornal da Globo.
Downloads
References
BENETTI, Marcia. O jornalismo como gênero discursivo. Galáxia, São Paulo, n. 15, p. 13-28, jun. 2008.
BENETTI, Marcia; FREITAS, Camila. A fenomenologia da memória e o “homem capaz” do jornalismo. Conexão, UCS, V. 14, N. 28, jul./dez. 2015. Disponível em: <http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conexao/article/view/3862/2337>.
BERGER, Peter; LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento. 35. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.
CORNU, Daniel. Ética da informação. Bauru: EDUSC, 1998.
CUNHA, Celso Ferreira da; CINTRA, Luís Filipe Lindley. Nova Gramática do Português Contemporâneo. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 2001.
ESTADÃO Esportes. Globo compra direitos de transmissão da Olimpíada até 2032. http://esportes.estadao.com.br/noticias/jogos-olimpicos,globo-compra-direitos-de-transmissao-dos-jogos-olimpicos-ate-2032,1809810. Acesso jan.19.
FECHINE, Yvana. Televisão e presença: uma abordagem semiótica da transmissão direta. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2008.
GADRET, Débora T. O. L. A Emoção na reportagem de televisão: as qualidades estéticas e a organização do enquadramento. Tese – FABICO, UFRGS, Poa, 2016.
GENRO FILHO, Adelmo. O segredo da pirâmide: para uma teoria marxista do jornalismo. Porto Alegre: Tchê, 1987.
HAGEN, Sean. O casal 20 do telejornalismo e o mito da perfeição: como a mídia constrói a imagem dos apresentadores Fátima Bernardes e William Bonner. Dissertação – FABICO, UFRGS, Porto Alegre, 2004.
LAPLATINE, Fronçois; TRINDADE, Liana. O que é imaginário. Coleção Primeiros Passos, 309. São Paulo: Brasiliense, 2003.
LAUAND, Luiz Jean. Antropologia e formas quotidianas: a filosofia de Tomás de Aquino subjacente a nossa linguagem quotidiana. USP, v. 1, n. 1, p. 1998.
LISBOA, Silvia Saraiva de Macedo. Jornalismo e a credibilidade percebida pelo leitor: independência, imparcialidade, honestidade, objetividade e coerência. Dissertação – FABICO, UFRGS, Porto Alegre, 2012.
MORETZSOHN, Sylvia Debossan. Repórter no volante: o papel dos motoristas de jornal na produção de notícias. PubliFolha. São Paulo: Três Estrelas, 2013.
MOURA NEVES, Maria Helena de. Os pronomes. In: Rodolfo Ilari; Maria Helena de Moura Neves. (Orgs.). Gramática do Português Culto Falado no Brasil. 1. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2008.
ORLANDI, Eni. Análise do discurso: princípios e procedimentos. 3. ed. Campinas: Pontes, 2001.
ORLANDI, Eni. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. Campinas: Ed. da Unicamp, 1992.
PÊCHEUX, Michel; FUCHS, Catherine. A propósito da Análise Automática do Discurso: atualização e perspectivas. In: GADET, Françoise; HAK, Tony (orgs.). Por uma Análise Automática do Discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Campinas: Unicamp, 1990.
PEDROSO, Rosa Nívea. Elementos para compreender o jornalismo informativo. Sala de Prensa. N. 51, Vol.2, Ano IV, jan. 2003.
PINTO, Manuel. Fontes jornalísticas: contributos para o mapeamento do campo. Comunicação e Sociedade 2, Vol. 14 (1-2). Braga: Universidade do Minho, 2000.
REGINATO, Gisele Dotto. As finalidades do jornalismo: o que dizem veículos, jornalistas e leitores. Tese – FABICO, UFRGS, Porto Alegre, 2016.
RESENDE, Fernando. O Jornalismo e suas Narrativas: as Brechas do Discurso e as Possibilidades do Encontro. Galáxia, São Paulo, n. 18, p.31-43, dez. 2009.
RODRIGUES, Sérgio. Por que dizemos “obrigado” quando agradecemos? Disponível em:<http://veja.abril.com.br/blog/sobre-palavras/consultorio/por-que-dizemos-obrigado-quando-agradecemos/>. Acesso em nov. 2018.
TRAQUINA, Nelson. O estudo do jornalismo no século XX. São Leopoldo: Unisinos, 2001.
TÜRCKE, Chirstoph. Sociedade Excitada: filosofia da sensação. Campinas: Editora da Unicamp, 2011.
WHINDERSSON Nunes e outros: as 5 estrelas do YouTube com mais seguidores no mundo. BBC. Disponível em: < https://www.bbc.com/portuguese/salasocial-42740339 >. Acesso em jan.2019.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.