PORTAL CÂMARA VIRTUAL: a participação cidadã no legislativo de frutal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v5n4p127

Palavras-chave:

Câmara Virtual, Cidadania Interativa, Web, Frutal, extensão, pesquisa

Resumo

Apesar das Tecnologias da Informação e Comunicação impulsionarem novas formas de sociabilidade e práticas sociais, as suas aplicações para a formação de uma cidadania interativa (MARTINEZ, 2001), capaz de dirimir as assimetrias entre governo e sociedade civil, ainda são restritivas e pouco exploradas. Como uma alternativa a encurtar essas distâncias e permitir ao cidadão espaço para a deliberação sobre os assuntos competentes aos trâmites legislativos da sua localidade, criou-se o portal Câmara Virtual, uma solução web com foco especial na produção de material de apoio para o entendimento e divulgação das proposições feitas pelos vereadores, em uma linguagem acessível para a população. Foi implementado um projeto piloto na cidade de Frutal (MG), que, no futuro, pode ser aplicado em outras localidades a fim de fomentar a cultura participativa, principalmente da região. Como metodologia, recorreu-se à pesquisa exploratória acerca de governos eletrônicos e de processos de engenharia de software baseados nos Métodos Ágeis, considerados adequados para lidar com adaptações frequentes de funcionalidade. A partir de um teste de usabilidade, percebeu-se uma deficiência no interesse da própria população em consumir e deliberar sobre a política local. Atento a isso, o projeto elencou como pauta prioritária o processo de divulgação e conscientização da população acerca do portal. Embora o portal esteja fora do ar no momento, por questões financeiras e técnicas da universidade, considera-se viável e importante a exploração de outros projetos a partir desta iniciativa. 

 

PALAVRAS-CHAVE: Câmara Virtual; Cidadania Interativa; Web; Frutal.

 

 

ABSTRACT

Although Information and Communication Technologies foster new forms of sociability and social practices, their applications for the formation of an interactive citizenship (MARTINEZ, 2001), which is capable of solving the asymmetries between the government and civil society, are still restrictive and little explored. As an alternative to shortening these distances and allowing the citizen space for deliberation on the matters competent to the legislative procedures of their locations, the Câmara Virtual portal was created. It is a web solution with a special focus on the production of support material for the understanding and dissemination of the proposals made by the council members, in a language accessible to the population. A pilot project was implemented in the city of Frutal, State of Minas Gerais (MG), which, in the future, may be applied to other locations in order to foster participatory culture, especially that of the region. As a methodology, we used exploratory research on e-government and software engineering processes based on Agile Methods, considered adequate to deal with frequent adaptations of functionality. From a usability test, we noticed a deficiency in the population’s own interest in consuming and deliberating on local politics. Considering this, the project listed as its priority agenda the process of dissemination and awareness of the population about the portal. Although the portal is currently off-line, due to financial and technical issues of the university, we consider this initiative feasible and important to foster the exploration of other projects. 

 

KEYWORDS: Câmara Virtual (Virtual City Council); Interactive Citizenship; Web; Frutal.

 

 

RESUMEN

A pesar de que las Tecnologías de la Información y Comunicación han impulsado nuevas formas de sociabilidad y prácticas sociales, sus aplicaciones para la formación de una ciudadanía interactiva (MARTINEZ, 2001), capaz de resolver las asimetrías entre el gobierno y la sociedad civil, todavía son restrictivas y poco explotadas. A los efectos de acortar estas distancias y ofrecerle al ciudadano un espacio para deliberar sobre los asuntos competentes a los trámites legislativos de su localidad, se ha creado el portal Cámara Virtual, una solución en la web enfocada especialmente en la producción de material de apoyo para la comprensión y divulgación de las propuestas realizadas por los concejales, en un lenguaje accesible a la población en general. Se ha implementado un proyecto piloto en la ciudad de Frutal (MG), que, en el futuro, podrá aplicarse en otras localidades para fomentar la cultura participativa, principalmente de la región. Como metodología, se ha recurrido a la investigación exploratoria sobre gobiernos electrónicos y procesos de ingeniería de software basados en Métodos Ágiles, considerados adecuados para lidiar con adaptaciones frecuentes de funcionalidad. A partir de una prueba de usabilidad, se ha notado una deficiencia notoria en el interés de la propia población en consumir y discutir sobre la política local. Tomando esto en cuenta, el proyecto definió como pauta prioritaria el proceso de divulgación y concientización de la población acerca del portal. Aunque el portal está fuera del aire por el momento, por temas financieros y técnicos de la universidad, se considera viable e importante la investigación de otros proyectos a partir de esta iniciativa.

 

PALABRAS CLAVE: Cámara Virtual; Ciudadanía Interactiva; Web; Frutal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karol Natasha Lourenço Castanheira, Universidade do Estado de Minas Gerais

Professora do curso de Jornalismo da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), campus Frutal, doutora em Comunicação pelo Programa de Comunicação da Universidade Estadual Paulista (Unesp). E-mail: karol.castanheira@uemg.br.  

Daniel Bruno Fernandes Conrado, Instituto Federal de Minas Gerais

Professor do curso de Sistemas de Informação do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), campus Sabará. E-mail: dbconrado@gmail.com.

Edson Vieira Bueno Júnior, Instituto Federal de Minas Gerais

Bacharel em Sistemas de Informação. E-mail: edsonvbjr@hotmail.com.

Referências

AHMAD, M.; MARKKULA, J.; OIVO, M. Kanban in software development: A systematic literature review, In: Software Engineering and Advanced Applications (SEAA). 39th EUROMICRO Conference on. Anais... IEEE, 2013, p. 09-16.

COHEN, J. Procedimiento y sustancia en la democracia deliberativa. Metapolítica, México, v.4, n. 14, p. 24-47, abr.-jun. 2000.

DATE, C. J. Relational database writings, 1985-1989. Boston: Addison-Wesley. 1990.

ERL, T. Service-oriented architecture: concepts, technology, and design. New Jersey: Prentice Hall. 2005.

FAORO, R. Os donos do poder: formação do patronato político brasileiro. 3. ed. São Paulo: Globo. 2001.

FRASER, N. Rethinking the public sphere: a contribution to the critique of actually existing democracy. Social Text, n° 25-26, p. 56-80, 1992.

HABERMAS, J. Três modelos normativos de democracia. Lua Nova, Cedec, São Paulo, n.36, p. 39-53. 1995.

HABERMAS, J. Direito e democracia: entre facticidade e validade. Tempo Brasileiro: Rio de Janeiro, 1997.

HAHN, E. Express in action. Shelter Island, New York: Manning Publ. 2016.

MARTINEZ, V. A rede dos cidadãos: a política na internet. Tese (Doutorado). Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), 2001.

MASSÉ, M. REST API Design Rulebook. CA: O'Reilly Media: Sebastopol, 2011.

PRESSMAN, R. Engenharia de software: uma Abordagem profissional. Porto Alegre: McGraw-Hill, 2011.

PRIMO, A. Interação mediada por computador: a comunicação e a educação a distância segundo uma perspectiva sistêmico-relacional. Tese (Doutorado), Programa de Pós-graduação em Informática na Educação. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2003.

ROTHBERG, D. Contribuições a uma teoria da democracia digital como suporte à formulação de políticas públicas. Revista CTS, nº 14, vol. 5, 2010.

SCHWARTZMAN, S. Bases do autoritarismo brasileiro. 3 ed. Rio de Janeiro: Campus, 1988.

STACK-OVERFLOW. Developer survey results. 2016. Disponível em: http://stackoverflow.com/research/developer-survey-2016#developer-profile-developer-occupations. Acesso em: 09 fev. 2017.

TANENBAUM, A.; MAARTEN, V. Sistemas distribuídos: princípios e paradigmas. 2. ed. New York: Pearson Prentice Hall, 2007.

STIILPEN JR, M.; MERSCHMANN, L. H. C. A Methodology to Handle Social Media Posts in Brazilian Portuguese for Text Mining Applications. Proceedings of the 22Nd Brazilian Symposium on Multimedia and the Web. Anais… Teresina, 2016.

SOUZA, B.; ALMEIDA, T.; MENEZES, A. et al. For or Against?: Polarity Analysis in Tweets About Impeachment Process of Brazil President. In: Proceedings of the 22Nd Brazilian Symposium on Multimedia and the Web. Anais… Teresina, 2016.

SOUZA, B.; ALMEIDA, T.; MENEZES, A. et al. Sentiment Analysis of Portuguese Comments from Foursquare. Teresina, 2016.

Publicado

2019-07-01

Como Citar

CASTANHEIRA, Karol Natasha Lourenço; CONRADO, Daniel Bruno Fernandes; BUENO JÚNIOR, Edson Vieira. PORTAL CÂMARA VIRTUAL: a participação cidadã no legislativo de frutal. Revista Observatório , [S. l.], v. 5, n. 4, p. 127–147, 2019. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2017v5n4p127. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/7281. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático / Thematic dossier / Dossier temático