TEACHER TRAINING: use of technologies as tools of interactivity in the teaching process.

Authors

  • José Damião Trindade Rocha Universidade Federal do Tocantins
  • Clerislene da Rocha Morais Nogueira Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2019v5n6p578

Keywords:

EaD

Abstract

This work entitled: Teacher Training: use of technologies as tools of interactivity in the teaching process. It aimed to analyze teacher training and use of technologies as interactive tools in the teaching and learning process of students. The research was an object of study, aiming to approach the training, the teaching and the use of the technologies. Therefore, it sought theoretical basis in the authors: Anastasiou (2003); Fagundes (1997); Ferreira (2003); Garcia (1999); Libanean (2003); Lévy (1998); Market (1999); Marin (2000); Rocha (2009); among others. In the course of the research, we sought to develop qualitative and documentary analysis. As for the result of the research, the results were satisfactory.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

José Damião Trindade Rocha, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em Educação/UFBA, (2009). Mestre em Educação Brasileira/UFG, (2002). Pedagogo. Coordenador do Mestrado Profissional em Educação UFT. Sócio da Associação Brasileira de Currículo (ABdC). Sócio da Associação Nacional de Pesquisa em Educação (Anped). Sócio da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Associado da Rides (Rede Inter-regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste sobre Docência na Educação Básica e Superior). Membro do Comitê Técnico-Científico da UFT. Membro do Comitê Gestor Institucional da UFT para Formação Continuada de Professores. Membro do Fórum Permanente Estadual de Educação do Tocantins. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFT (Mestrado Acadêmico e Mestrado Profissional). Ex Coordenador do Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB/Capes na UFT (2012-2017). Ex Diretor de Tecnologias Educacionais DTE/Reitoria/UFT. (2012-2017). Ex-Docente do Programa Interdisciplinar em Práticas Jurisdicionais e Direitos Humanos da UFT. Ex-Coordenador do curso semestral de Pedagogia da UFT. Ex-Coordenador do curso modular de Pedagogia (PARFOR). É avaliador ad-hoc da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos e da Revista de Educação da Unemat. Consultor ad-hoc de projetos do MEC no SIGprojet. Consultor ad-hoc da UFFS - Campus de Realeza. É consultor-parecerista do Guia do Estudante da Editora Abril para os cursos de Pedagogia. Ex-Pesquisador do programa PROCAD UFT/Capes/UFG. Foi docente da Uepa, Unitins. Tem experiência como consultor, avaliador externo de ações, programas e projetos educacionais. Líder de grupo de pesquisa da plataforma Lattes/CNPq na área de Currículo. Sua atuação tem ênfase em Docência, Gestão e Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Teorias do Currículo; Currículo da Educação Infantil; Currículo do Ensino Fundamental; Currículo e intersecções com diversidade sexual e de gênero; Currículo na interzona das tecnologias digitais.

References

ANASTASIOU, L. G. C.; ALVES, P. L. Ensinar, aprender, apreender e processos de ensinagem. Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville: Univille, 2003.

ANDALÉCIO, A.M. L.; MARTELETO, R. M. A comunicação científica e as Tecnologias da informação e comunicação. 2006. Brasília. Anais. Universidade de Brasília, 2006. Disponível em: http://portal.cid.unb.br/Acesso em: 30 mar. 2017

ANTUNES, Ricardo. Os sentidos do trabalho – Ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. Ed. Boitempo, São Paulo, 1999.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues, O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 2004.

BRASIL. Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. (Senado Federal, Brasília. DF).

CHIECHER, A. C.; FICCO, C. R.; PAOLONI, P. V.; GARCÍA, G. A. ¿Qué mueve a los estudiantes exitosos? Metas y motivaciones de universitarios en las modalidades presencial y distancia. Revista Observatório, v. 2, n. 2, p. 301-326, 30 maio 2016.

ELHAJJI, M.; ESCUDERO, C. WEBDIÁSPORA: Migrações, TICs e memória coletiva. Revista Observatório, v. 2, n. 5, p. 334-363, 25 dez. 2016.

FAGUNDES, L. C.; BASSO, M. V. Informática Educativa e Comunidades de Aprendizagem. Identidade Social e a Construção do Conhecimento. Porto Alegre: SMED, 1997.

FERREIRA, Naura Syria Carapelo. Formação Continuada e Gestão da Educação no contexto da cultura globalizada. São Paulo. Cortez, 2003.

GARCIA, Carlos Marcelo. Formação de Professores – para uma mudança educativa. Portugal. Porto Editora. 1999.

GONÇALVES MAIA, M. F.; TRINDADE ROCHA, J. D.; MERIQUI RODRIGUES, M. MÍDIAS EDUCATIVAS “MAIS MULHERES”: um centro de documentação interdisciplinar de gênero e comunicação em Palmas, Tocantins, Brasil. Revista Observatório, v. 3, n. 4, p. 427-444, 1 jul. 2017.

GOUNET, Thomas. Fordismo e toyotismo na civilização do automóvel. Ed. Boitempo; São Paulo, 1999.

KUENZER, Acacia Zeneida. A educação profissional nos anos 2000: a dimensão subordinada da política de inclusão. Educ. Soc., Campinas, 2006. Disponível em <http://www.cedes.unicamp.br. Acessado em 23/11/2017.

LIBÂNEO, José Carlos. Oliveira, João Ferreira, Toschi, Mirza Seabra Educação escolar, estrutura e organização, São Paulo: Cortez, 2003.

LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: Teoria e Prática. Goiânia, Editora alternativa, 2001.

LÉVY, Pierre. A máquina universo: criação, cognição e cultura informática. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

MARIN, Alda Junqueira. Educação Continuada: Reflexões, alternativas. Campinas, SP: Papirus, 2000.

MARX, Karl. O Trabalho Alienado. Conceito marxista do homem. 3. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1964.

MERCADO, Luiz Paulo Leopoldo. Formação continuada de professores e novas tecnologias. Maceió: EDUFAI, 1999.

MOURA, A. Metodologias de aprendizagem que desafiam os alunos, mediadas por tecnologias digitais. Revista Observatório, v. 3, n. 4, p. 256-278, 1 jul. 2017.

NÓVOA, Antônio. Formação de professores e profissão docente. Os Professores e a sua formação. Lisboa: Nova Enciclopédia, publicações Dom Quixote, 1992.

PASINATO, N. M. B.; KOH, N. K. Ambientes de aprendizagem e tecnologias: os desafios discentes na construção do pensamento crítico em escolas de Cingapura. Revista Observatório, v. 5, n. 1, p. 243-275, 14 jan. 2019.

PRIMO, Alex. Interação mediada por computador. 3ª Edição, Porto Alegre: Sulina, 2011.

ROCHA, José Damião Trindade. A presença ausente das tecnologias digitais no curso de pedagogia da UFT: interconexão e hibridações da educação e comunicação como interzona contemporânea. Salvador – BA, 2009.

ROCHA, J. D. T.; SOARES FILHO, V. UAB NA FEDERAL DO TOCANTINS: uma experiência de colaboração, gestão e inovação na educação mediada por tecnologias. Revista Observatório, v. 5, n. 3, p. 33-49, 1 maio 2019.

ROCHA, J. D. T.; NOGUEIRA, C. DA R. M.; SOUSA, J. L. DOS S.; SOUSA, G. R. DE. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS CURRICULARES: uso das tecnologias na contemporaneidade. Revista Observatório, v. 4, n. 5, p. 673-694, 1 ago. 2018.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro & ARAUJO. Jose Carlos Souza. & KAPUZINIAK. Célia. Docência. Uma construção ético-profissional. Campinas, SP. Papirus, 2005.

VEIGA, Ilma Passos A. Profissão docente: novos sentidos, novas perspectivas. Campinas: Papirus, 2008.

VIANA, J.; COSTA, F. A.; PERALTA, H. Aprendizagens pessoais em contextos informais: oportunidades criadas pela Internet. Revista Observatório, v. 3, n. 4, p. 190-231, 1 jul. 2017.

Published

2019-10-01

How to Cite

ROCHA, José Damião Trindade; NOGUEIRA, Clerislene da Rocha Morais. TEACHER TRAINING: use of technologies as tools of interactivity in the teaching process. Observatory Journal, [S. l.], v. 5, n. 6, p. 578–596, 2019. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2019v5n6p578. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4669. Acesso em: 22 nov. 2024.

Similar Articles

1 2 3 4 5 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.